Sexta-feira, 4 de junho de 2021 - 12h21
Sascar apresenta sistema de identificação de infrações
Smart Câmeras gera relatórios para o gestor de frota corrigir o comportamento do motorista

A Sascar, focada na prevenção de acidentes, lança as Smart Câmeras, solução de inteligência embarcada, que identifica comportamentos inadequados dentro da cabine do motorista e atitudes à direção que são potencialmente perigosas, como mudança de faixas e aproximação de outros veículos. A novidade possibilita a visualização inteligente das imagens, com painel com os indicadores de gestão da operação, alertas e relatórios de infrações.

Com o lançamento, as informações de infrações capturadas pelas câmeras ficam armazenadas e, posteriormente, é possível gerar relatórios consolidados, criando insights para o gestor de frota e auxiliando na correção do comportamento do motorista.

O diretor de Marketing da Sascar, André Moreto, diz que a solução conta com até cinco câmeras de alta definição, instaladas dentro e fora do veículo, para o acompanhamento 360º de toda a jornada de motoristas e caminhões. Além disso, um algoritmo faz a análise das imagens em tempo real, alertando o motorista e gestor da frota simultaneamente ao detectar aproximação perigosa, mudança de faixa, e sinais de sonolência e desatenção do motorista como bocejos, olhos fechados, uso do celular, fumo e olhares frequentes para os lados e para baixo.

“É uma solução que além de evitar acidentes em tempo real através dos alertas, gera relatórios de infrações por condutor e ocorrências, permitindo o envio de feedbacks e treinamentos personalizados aos motoristas. A Sascar  traz uma visão completa que contribui com uma excelente gestão de frotas, onde todos os eventos são armazenados em uma plataforma online e única, permitindo, se necessária uma análise pontual, a visualização ao vivo”, garante Moreto.