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Log-In conclui quarta emissão de debêntures simples

Empresa também divulgou resultados financeiros e operacionais referentes ao primeiro trimestre com receita operacional líquida de R$ 296,7 milhões
Por Redação em 7 de junho de 2021 às 11h31

A Log-In Logística Intermodal, empresa 100% brasileira de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação de cabotagem e longo curso, anuncia que concluiu na primeira quinzena de maio sua quarta emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, no valor de R$ 340 milhões e prazo total de seis anos. Com isso, parte da dívida de longo prazo da companhia foi amortizada e o vencimento alongado para 2027.

De acordo com a empresa, os recursos obtidos nessa transação foram utilizados para pagamento integral antecipado de um financiamento que venceria em 2023, no valor aproximado de R$ 330 milhões, contraídos no passado com algumas instituições financeiras. O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Log-In, Pascoal Gomes, ressalta que essa operação demonstra a capacidade da Log-In em honrar seus compromissos junto às instituições financeiras.

“Conseguimos alongar o calendário de amortização de dívidas, reduzindo o risco de liquidez e, consequentemente, uma melhoria da percepção de risco. A operação permitiu também descruzar importantes garantias, o que vai permitir à companhia captar melhores financiamentos para novos projetos e outros que estão em andamento, como no Terminal de Vila Velha”, afirma Pascoal.

Desempenho

A companhia também divulga seus resultados financeiros e operacionais referentes ao primeiro trimestre. Entre os destaques do período estão a aquisição do navio porta-contêiner Log-In Discovery e o início de operação de um terminal de veículos no porto de Vitória, numa área de aproximadamente 54 mil m².

A receita operacional líquida foi de R$ 296,7 milhões nos três primeiros meses do ano, alta de 9,4%. O crescimento, informa a empresa, deve-se ao maior volume transportado pelos navios no segmento Feeder e consequente aumento das importações e exportações. Outros fatores que influenciaram positivamente foram o maior volume movimentado de contêineres e produtos siderúrgicos no terminal portuário de Vila Velha (TVV), impacto da desvalorização do real nas receitas fixadas em dólar e a retomada dos volumes de importação de veículos para o Brasil.

Já o Ebitda alcançou R$ 70,5 milhões no trimestre, 32,5% superior na comparação com o mesmo período do ano passado. Além da receita, a alta foi puxada, principalmente, pela gestão eficiente dos custos, que cresceram relativamente menos que as receitas, combinado com o aumento das receitas de AFRMM em função do crescimento da frota própria de navios.

O resultado financeiro foi uma despesa de R$ 68,1 milhões e apresentou melhora expressiva de 50,3% contra o mesmo período do ano anterior, principalmente devido a menor variação cambial. A companhia informou que adotou hedge accounting com designação a partir de 1 de março de 2021, reduzindo o efeito cambial no resultado.

De janeiro a março, a Log-In realizou investimentos da ordem de R$ 122,8 milhões, incluindo a aquisição do navio Log-In Discovery no valor de US$ 20 milhões.

De acordo com o diretor-presidente da Log-In, Marcio Arany, o bom desempenho no trimestre é resultado de uma estratégia assertiva que buscou a diversificação na base de clientes, captação de cargas do modal rodoviário e gestão das margens de contribuição, especialmente no negócio de Navegação.

“Estamos também com uma agenda ativa de ESG analisando as práticas de mercado e adotando iniciativas ambientais, sociais e de governança. Outra frente que temos atuado forte é na implementação da cultura de CX, colocando a experiência do cliente como drive da companhia. Queremos entender os problemas dos nossos clientes e desenvolver produtos e serviços que atendam às suas expectativas e necessidades”, destaca Arany.

Navegação Costeira

De janeiro a março, a Log-In transportou 91,5 mil contêineres (+5,5%) na navegação costeira. Mesmo com o lockdown em Manaus e a restrição operacional na Argentina, os volumes mantiveram-se robustos e superiores quando comparados ao setor.

Um destaque foi o crescimento em volumes no serviço de Feeder, a viagem final da carga de exportação entre os portos escalados pela Log-In, 27% superior ao registrado em igual período do ano anterior. O aumento na importação e a manutenção do ritmo da exportação dos últimos meses impulsionaram esse serviço.

A receita líquida somou R$ 230,7 milhões (+5,8%). Houve crescimento de custos de 2,3% no período, principalmente devido a maiores custos portuários e gastos adicionais de pré-embarque com medidas de prevenção ao COVID-19, parcialmente compensados por redução dos custos de bunker e afretamento de navios, uma vez que desde meados de maio de 2020 a companhia opera com frota própria. O Ebitda da Navegação ficou em R$ 52,6 milhões no primeiro trimestre, 21,8% maior que o mesmo período do ano passado.

Terminal Portuário de Vila Velha

O terminal de Vila Velha apresentou, anuncia a empresa, resultados recordes em receita e Ebitda em um primeiro trimestre desde o início de suas operações. O bom desempenho foi alavancado pela retomada de diversos setores. A receita do terminal encerrou o trimestre em R$ 59,8 milhões, alta de 29,7% na comparação anual, beneficiada pelos maiores volumes movimentados em contêineres. Por sua vez, o Ebitda alcançou R$ 28,4 milhões, crescimento de 8,7% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Somente entre os meses de janeiro e março foram movimentados 43,6 mil contêineres. Já as cargas gerais somaram um volume de 114,7 mil toneladas, com destaque para produtos siderúrgicos, como tubos e trilhos, e veículos. Outros produtos que impactaram essa alta foram malte (granel) e vinhos, na importação, e rochas ornamentais (chapas de granito para construção civil) e café, na exportação.

Atualmente, o terminal vem operando também como prestador de serviços acessórios para importadores e exportadores, e não somente como um local para embarque e desembarque de cargas. Essa diversificação no perfil do terminal contribui para a entrada de novas cargas, receitas adicionais e maiores volumes.

Em Soluções Logísticas (3PL - Third-party Logistics) a Log-In oferece soluções customizadas para os clientes em complemento ao transporte marítimo e serviços portuários (TVV), sendo responsável por toda a cadeia logística do cliente. Em 1T21, houve o início de um novo contrato de prestação de serviços que compensou a redução pontual dos volumes movimentados em alguns clientes devido a paralisação temporária das fábricas.

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