Quarta-feira, 9 de junho de 2021 - 9h54
Terminal Portuário de São Luís recebe certificado ISO 14001
Tiplam, também administrado pela VLI, foi o primeiro da companhia a receber a certificação

O Terminal Portuário de São Luís (TPSL), administrado pela VLI e localizado no Maranhão, recebeu a recomendação para certificação da norma ISO 14001/2015. A certificação tem como principal objetivo a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que a organização desenvolva práticas sustentáveis em seus negócios, produtos e serviços.

A unidade passou por uma auditoria realizada por uma empresa externa, acreditada junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Segundo o analista Ambiental do TPSL, Rafael Meireles Pinto, a certificação é importante para que o sistema de gestão ambiental se desenvolva em uma estrutura de proteção ao meio ambiente, respeitando, assim, as futuras gerações.

Divulgação

De acordo com a supervisora de Meio Ambiente da VLI, Fernanda Evangelista, a certificação fortalece o conceito de sustentabilidade na companhia e demonstra o comportamento na gestão dos impactos ambientais, promovendo mudanças de cultura frente aos empregados e à sociedade.

A analista de Meio Ambiente da VLI, Roberta Andrade, ressalta que o recebimento do certificado afirma o compromisso, a ética e a credibilidade com os stakeholders da empresa, resultando em uma gestão ambiental mais eficiente e sustentável para o negócio. “Por ser uma norma reconhecida internacionalmente, pode nos tornar mais competitivos no mercado, uma vez que a companhia demonstra a gestão dos impactos no meio ambiente e sociedade”. Ela destaca que o intuito da VLI é expandir a implantação da ISO para outras unidades.

O gerente operacional do TPSL, Fabrício Scarpatti, diz que a norma fortalece e reforça a importância dos empregados nos indicadores de custos, redução de riscos e melhoria no desempenho da organização. O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), também administrado pela VLI e localizado em Santos (SP), foi o primeiro da companhia a ser certificado.