Sexta-feira, 16 de julho de 2021 - 15h14
DHL Supply Chain aplica drone na gestão do estoque do Grupo Lego
Equipamento customizado realiza conferência de estoque 96% mais rápido e com mais segurança e precisão

A DHL Supply Chain aplicou um drone para a conferência semiautomática de estoque no centro de distribuição do Grupo Lego localizado em Louveira, no interior de São Paulo. De acordo com a própria empresa, além de tornar a atividade mais segura e precisa, a inovação tornou o processo até 96% mais ágil.

“Trabalhamos com o Grupo Lego há quatro anos no Brasil e há ainda mais tempo em outros países. Sempre buscamos refinar nossos resultados de produtividade e a inovação se tornou uma aliada fundamental nesse percurso. Ao analisar nossos processos e padrões na operação de Louveira, identificamos que a gestão de estoque era um ponto passivo de melhoria. O drone se mostrou uma alternativa simples, de menor custo e ao mesmo tempo efetiva para aprimorar a conferência de estoque”, explica Cleber Barcelos, gerente geral de Operações da DHL Supply Chain.

Divulgação

O novo modelo de conferência funciona da seguinte forma: um operador da DHL treinado e com habilitação para a operação do equipamento isola a área do armazém que será verificada e posiciona o drone no solo. Por meio de um tablet, ele pilota o equipamento pelas estruturas da área de armazenagem, escaneando com um laser os códigos de barras e tirando fotos.

O objetivo é conferir e atualizar os produtos em estoque, alimentando o sistema que faz a gestão do inbound e do outbound. Essa sistemática, além de mais rápida, dispensa o uso de empilhadeiras e evita que colaboradores tenham que subir em alguma estrutura para acessar os espaços mais altos para o processo de contagem. O drone utilizado é do modelo Phatom 4, customizado para a DHL, com uma interface um sistema de gestão de estoque da companhia.

“Inovar tem sido o foco da parceria entre o Grupo Lego e a DHL Supply Chain, e o drone como ferramenta para controle de estoque é um excelente exemplo de um projeto implementado com um retorno bastante representativo para incrementar nossa produtividade e acuracidade operacional. Além de benefícios indiretos, como a redução do impacto no meio ambiente pelo uso de menos equipamentos e horas de trabalho nesta atividade”, analisa Ligia Horvath Vargas, senior Distribution Manager Latin America do Grupo Lego.

Outros projetos de inovação e digitalização no CD de Louveira também merecem destaque: digitalização das lideranças, que trabalham constantemente no armazém com o auxílio de tablets; laboratório interno de inovações com impressora 3D; uso da tecnologia RPA para automação de processos burocráticos repetitivos; visibilidade total da cadeia de suprimentos por meio da plataforma DHL MySupplyChain, dentre outras.