Sexta-feira, 23 de julho de 2021 - 11h46
Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen certificado com ISO 14.001:2015
Local cumpriu todos os requisitos estabelecidos pelos elementos que asseguram a certificação – Planejamento, Suporte, Contexto, Melhoria, Desempenho, Controles Operacionais, Planos Operacionais e Liderança

O Centro de Peças e Acessórios (Pac) da Volkswagen do Brasil, localizado em Vinhedo (SP), conquistou pela primeira vez a certificação ISO 14.001:2015, concedida pela auditoria externa do organismo certificador DQS. O local cumpriu todos os requisitos estabelecidos e dos oitos elementos que asseguram a certificação excedeu em dois – Planejamento e Suporte, garantindo nos demais (Contexto, Melhoria, Desempenho, Controles Operacionais, Planos Operacionais e Liderança) a conformidade.

“Estamos muito felizes em garantir pela primeira vez esta certificação. Isso mostra que estamos no caminho certo da implementação de todos os requisitos legais, na preservação do meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade com um sistema de gestão ambiental e de energia bastante robusto. Reflete também o treinamento, a integração e o foco na disciplina que já vínhamos trabalhando nos últimos anos”, diz o gerente do Pac de Vinhedo, Wilson Duaik.

A Norma ABNT ISO 14.001 tem como finalidade principal implementar requisitos para o sistema de gestão ambiental. Aderir ao certificado é considerado um reconhecimento internacional aos padrões aplicados e mantidos.

A evolução do Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (LAIA) corporativo e seu novo desenho com mais foco e precisão na gestão dos impactos ambientais foram, segundo a companhia, um dos pontos fortes levantados pela auditoria. E mesmo com grande parte dos processos sendo executados por empresas terceirizadas, a empresa garante que há alto nível de conscientização dos funcionários em relação ao atendimento dos procedimentos e regras da Volkswagen, refletindo diretamente na imagem da organização.

“Destaco a importância do centro de logística do Grupo VW também obter esta certificação, pois mostra que estamos firmes na busca por inovação, padronização, melhorias na gestão ambiental e de energia com envolvimento e engajamento de todos do Pac”, pontua o gerente executivo de Planejamento de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Rafael Pestana.