Quarta-feira, 11 de agosto de 2021 - 9h52
Neogrid lança solução de visibilidade do varejo e distribuidor
Chamada Viu, a novidade utiliza a malha de dados das empresas para gerar indicadores

A Neogrid, empresa de software as a service (SaaS) para a gestão de cadeias de suprimentos, anuncia sua nova solução de visibilidade para o mercado. Com visões específicas para atender cada elo da cadeia de suprimentos (varejo, indústria e distribuidor), o Viu possibilita que as empresas identifiquem as principais causas para a indisponibilidade de produtos nos pontos de venda, otimizem a gestão dos produtos e tenham níveis de estoque mais saudáveis.

O lançamento é resultado de um trabalho focado em inovação e dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento da Neogrid. “Estamos sempre buscando as mais novas tecnologias e soluções para transformar tarefas e processos complexos em soluções simples e intuitivas para os negócios de nossos clientes”, comenta David Abuhab, Chief Strategy Officer da Neogrid.

O Viu utiliza como base os dados de performance dos produtos nos canais de venda para gerar insights e indicadores para seus clientes. “Com a inteligência artificial, conseguimos realizar análises avançadas e transformar milhões de dados em informações que são consolidadas no Viu e que possibilitam que nossos clientes realizem ações estratégicas para aumentar sua rentabilidade”, explica Fábio Futida, gerente de Produto da Neogrid.

A partir dos dados do varejo, o Viu sinaliza, de forma simples e intuitiva, as oportunidades na cadeia de abastecimento do varejo e da indústria, sempre focando na redução da perda de vendas. Essa visão também permite às empresas montarem análises de negócio de forma rápida para tomada de decisão. Já com os dados do distribuidor, o Viu mostra como a indústria pode apoiar seus distribuidores a cumprirem o plano de negócios combinado, positivar vendas com o mix ideal em cada loja e atuar dentro da política de preço e região definida.

“O Viu possibilita um processo colaborativo em que todos os elos saem ganhando, inclusive o consumidor final, que é primordial para o sucesso de qualquer negócio. A ideia é que eles sempre encontrem os produtos desejados, na quantidade adequada e no lugar certo”, afirma Futida.

O Viu tem painéis intuitivos com indicadores de vendas, estoques, indisponibilidade e execução em loja. O módulo de vendas gerencia a performance comercial no curto e longo prazos. A seção relativa a estoques acompanha os níveis de armazenamento na perspectiva financeira de perda de margem e capital parado. O item indisponibilidade revela as situações que levam à falta de produtos nos estabelecimentos, que podem ser corrigidos pelos apontamentos trazidos pelo painel de execução em loja, módulo que já nasce integrado com as soluções da Smarket, empresa recentemente adquirida pela Neogrid, que possibilita aos varejos tomarem decisões ainda mais estratégicas na execução dos pontos de venda.

A solução ainda tem a possibilidade de extrair diversos relatórios periódicos que, aliados ao módulo de gestão, podem criar parâmetros de cenários específicos considerando produto, local ou indicadores.

“Estratégias baseadas em dados são mais precisas e eficientes. O Viu traz insights analíticos e operacionais, antecipando problemas de negócio. Com isso, as organizações podem avaliar os principais fatores que potencializem seu crescimento ou então aqueles que estão sendo responsáveis pela retração nas vendas”, conclui Fabíola D’Andrea, head de Produto da Neogrid.