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Jungheinrich revisa estratégias e define novas metas ambientais

Companhia se compromete com a Science Based Targets a ajudar a limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius
Por Redação em 23 de agosto de 2021 às 12h22

A Jungheinrich anuncia que estabeleceu novas metas para suas ações relacionadas ao meio ambiente. As emissões médias de CO2 das empilhadeiras industriais da companhia, informa, foram reduzidas em mais 20% entre 2010 e 2020. No mesmo sentido, a empresa alemã divulga que se compromete oficialmente com a Science Based Targets (SBTi) a ajudar a limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius.

Para que a Jungheinrich contribua com sua parcela para esse objetivo, as emissões de CO2 da empresa devem ser reduzidas ainda mais. Energias verdes, como solar e eólica, são alavancas relevantes nesse sentido. Por isso, a compra constante de eletricidade verde é um aspecto importante para um futuro mais sustentável, por exemplo, por meio de cooperação de longo prazo ou contratos com produtores de energia renovável.

Outra meta é reduzir as emissões na área de atendimento ao cliente. Uma prestação de neutra para o clima já está sendo testada na Noruega. Se este projeto-piloto for bem-sucedido, a implementação em outros será totalmente viável. Além disso, as emissões de CO2 que não podem ser evitadas são compensadas com projetos selecionados que priorizam a qualidade do serviço de compensação.

Novo padrão

A redução média de emissões em mais 20% entre 2010 e 2020 é, para a companhia, uma conquista. Esse percentual tem como base o ciclo de vida das empilhadeiras e descreve a análise sistemática do impacto ambiental de um produto específico ao longo de todo o seu uso. Como parte dessa análise, as fases de fabricação, de uso e de recondicionamento das empilhadeiras Jungheinrich são documentadas e avaliadas.

A empresa garante que foi a primeira do setor a usar esse método para obter uma redução média nas emissões de CO2 de 24% entre os anos de 2000 e 2010. Além disso, em 2011, a companhia foi certificada pela TÜV Nord para sua avaliação do ciclo de vida do produto.

A partir disso, a meta foi traçada para reduzir ainda mais as emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa de todos os processos e produtos nos dez anos seguintes, resultando nesse novo patamar ao fechar o ciclo de 2020. Todas as reduções de emissões ajudam a tornar as atividades econômicas e as cadeias de suprimentos mais sustentáveis.

Estratégia

Para apoiar a otimização dos produtos e dos processos, a avaliação do ciclo de vida do produto continuará sendo uma ferramenta da Jungheinrich. Por isso, desde o início deste ano, a empresa vem trabalhando em um projeto mais detalhado da avaliação desse ciclo de vida. Para isso, cada máquina tem de ser avaliada individualmente.

Outras categorias de impacto, como consumo de água ou biodiversidade, serão levadas em consideração na análise. A revisão está sendo feita em estreita cooperação com os clientes, a fim de atender às suas necessidades e poder oferecer informações ainda mais específicas sobre os respectivos produtos no futuro.

Tanto essa estratégia quanto o compromisso firmado com a SBTi fazem parte da estratégia 2025+ do grupo, que é dividida em 12 subestratégias, que, por sua vez, são implementadas em cerca de 100 iniciativas específicas dentro da empresa. Todas as divisões do Grupo Jungheinrich estão envolvidas na implementação com funções e responsabilidades claramente definidas. Elas abrangem a questão da sustentabilidade em suas dimensões econômica, ecológica e social. A estratégia deve ser estendida dinamicamente além de 2025.

A Jungheinrich também informa que aderiu à campanha internacional 50 Sustainability & Climate Leaders, uma iniciativa de grupos de diferentes setores que estão desempenhando um papel de liderança na proteção do clima e na realização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (Onu).

Alinhada à campanha, desde o início de 2021, todas as unidades da companhia na Alemanha, incluindo as seis unidades de produção no país, estão operando exclusivamente com energia verde.

A transição das filiais e das fábricas em outros países também já estão em andamento. Na estratégia do grupo apresentada em novembro de 2020, o tema da sustentabilidade está no centro das atividades empresariais e mantém metas ambiciosas. Alcançar a neutralidade climática é um desses objetivos.

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