Quarta-feira, 1 de setembro de 2021 - 10h16
Santos Brasil lança serviço de pagamentos dos serviços de armazenagem de importação
QR Code Santos Brasil permite a realização em tempo real de transferências e pagamentos a qualquer hora do dia, todos os dias da semana

A Santos Brasil disponibiliza uma nova forma para efetuar pagamentos à vista dos serviços de armazenagem de importação, o Pix - QR Code Santos Brasil. A novidade pode ser acessada diretamente pelo Portal do Cliente, onde o Pix irá permitir a realização em tempo real de transferências e pagamentos a qualquer hora do dia, todos os dias da semana. O pagamento eletrônico instantâneo que passou a ser utilizado no país para transações bancárias no fim de 2020 passa, agora, a ser uma alternativa que a empresa disponibiliza para seus usuários não apenas para viabilizar transações financeiras, mas principalmente para dar mais autonomia ao cliente, otimização do tempo e exatidão dos cálculos de forma segura e pioneira.

Segundo a empresa, o grande diferencial do Pix - QR Code Santos Brasil é a total integração com os sistemas da companhia, que reconhecem o pagamento, processam as emissões fiscais e efetuam as devidas liberações de forma totalmente automática.

Neste primeiro momento, o Pix Santos Brasil pode ser usado para o pagamento de serviços referentes ao Tecon Santos e unidades logísticas da empresa no estado de São Paulo. A previsão é de que até setembro a ferramenta esteja pronta para ser utilizada também pelos clientes dos terminais de Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), além do Terminal de Veículos (TEV), em Santos (SP).

A empresa garante que a utilização do lançamento é facilitada. Tudo é feito de forma intuitiva e assertiva dentro do Portal do Cliente – após uma solicitação para que seja calculado o valor de um determinado serviço, o usuário escolhe a opção para realizar seu pagamento por meio do Pix. A partir disso, é criada uma cobrança no formato escolhido na interface do banco Itaú, relacionada com o serviço calculado. Em seguida, basta fazer a solicitação para o banco gerar um QR Code para a cobrança recém-criada, que vai aparecer junto com o código Pix Copia e Cola, permitindo a realização do pagamento. Em cerca de 15 minutos após ter sido pago, o registro da transação aparece na base de dados do cliente dentro do portal junto com todas as informações geradas no processo, ficando disponíveis para futuras consultas e auditorias.

Diferenciais

O cliente que optar pelo Pix - QR Code Santos Brasil tem o pagamento, ao ser efetuado, leve minutos para estar disponível no sistema da companhia e, assim que isso acontece, o agendamento da carga é liberado automaticamente junto com a emissão da nota fiscal. De acordo com a companhia, a redução de tempo no intervalo entre essas etapas é de 92% frente às formas já existentes (transferência entre contas, TED, DOC, depósito em caixa eletrônico ou por atendimento físico no banco), que levavam pelo menos três horas. Outra vantagem é que a novidade ainda elimina a necessidade de envio de comprovante por e-mail para conferência. Além disso, como não há interação humana, não é preciso aguardar dias úteis e horários de atendimento para realizá-las e o risco de erros e outros imprevistos ficam radicalmente reduzidos.

Para chegar neste formato, as equipes de Faturamento e de TI da Santos Brasil além de planejar e desenvolver a interface junto com os profissionais do banco Itaú, executaram testes para garantir a agilidade e a segurança de todo o processo. Apenas quando todos os requisitos para uma operação segura, auditável e acessível para todo o tipo de cliente da companhia foram atingidos é que a nova forma de pagamento se tornou disponível.

De acordo com o diretor Executivo de Finanças e Suprimentos da Santos Brasil, Márcio José Cristiano, a ferramenta Pix - QR Code Santos Brasil impactará fortemente o ambiente de negócios e trará muitos benefícios para os clientes. “Ao permitir que pagamentos sejam efetuados em minutos dentro do Portal do Cliente, com a liberação das cargas de forma automatizada e a qualquer dia e hora, garantimos ao nosso usuário uma melhor experiência, com mais autonomia. Além disso, o PIX - QR Code Santos Brasil pode ser feito para cobrança de qualquer valor, por qualquer cliente.”

“O Itaú tem o compromisso de entregar soluções financeiras que sejam capazes de resolver as dores de nossos clientes, tudo feito a partir de muita escuta ativa e cocriação. A partir de conversas com a Santos Brasil, entendemos que a integração do Pix ao sistema da empresa traria um ganho relevante de independência e agilidade para os clientes. Por isso, em conjunto, optamos pela implementação. Essa é uma iniciativa inédita no mercado portuário, conectada à jornada de transformação dos meios de pagamentos no País, e estamos muito otimistas com o resultado potencial de eficiência que ofereceremos aos que utilizarem o produto”, diz o diretor de Digital Cash Management e Open Finance do Itaú Unibanco, Marcos Cavagnoli.