Quinta-feira, 2 de setembro de 2021 - 17h53
LOG CONTENT
Mantas Térmicas powered by Tyvek®: aliadas para a logística de temperatura controlada e o desafio normativo do mercado farmacêutico no Brasil
Soluções têm estoque local
Referências em mantas térmicas, produzidas com exclusividade pela Cold Chain Technologies (CCT), apoiam o alinhamento das indústrias à RDC 430/20, da Anvisa.

Nos últimos meses, uma parcela maior da população percebeu o quão crítico é o controle da temperatura no transporte de vacinas. E esse desafio não se limita aos imunizantes. Muitos produtos e insumos da indústria de ciências da vida são sensíveis a variações térmicas, necessitando de logística com temperatura controlada. Entre as soluções utilizadas para esse fim estão as mantas térmicas, área em que a marca DuPont™ Tyvek® Cargo Covers se tornou uma referência mundial.

Em julho de 2020, a Cold Chain Technologies (CCT) assumiu a responsabilidade global pela produção, distribuição, vendas e serviços técnicos das mantas térmicas de DuPont™ Tyvek® para o setor farmacêutico e de healthcare. Por meio de um acordo de exclusividade, a CCT tornou-se a única empresa no mundo autorizada a utilizar o versátil e conceituado material da DuPont na produção de mantas para a proteção térmica de medicamentos, ingredientes farmacêuticos ativos e dispositivos médicos. A solução, agora, passa a ser denominada CCT Manta Térmica powered by Tyvek®.

“A linha de mantas powered by Tyvek® complementa com excelência o nosso portfólio de embalagens passivas para proteção térmica, proporcionando ao mercado farmacêutico mais uma solução de ponta, com reconhecimento internacional”, comenta Vanessa Alonso Burri, diretora de vendas e desenvolvimento de negócios da Cold Chain Technologies para a América Latina.

Propriedades incomparáveis

Inventado e fabricado exclusivamente pela DuPont, Tyvek® é um nãotecido 100% sintético feito de fibras trançadas de polietileno de alta densidade (PEAD). Assim como o papel, Tyvek® é leve e poroso, porém durável e resistente à água, à abrasão e à migração bacteriana. O material não produz fiapos, tem baixo desprendimento de partículas e é reciclável.

Na logística de temperatura controlada, as mantas térmicas são capazes de ampliar por várias horas a proteção contra quebras de temperatura na cadeia logística. Vanessa explica que as mantas térmicas CCT powered by Tyvek® cumprem um papel especialmente importante nos desembarques e embarques de fretes aéreos.

   

Nas pistas dos aeroportos, a irradiação solar potencializa de forma expressiva o efeito da temperatura que incide sobre a carga. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), 57% das excursões de temperatura no modal aéreo acontecem durante as etapas de manuseio nas rampas das pistas aeroportuárias, tornando delicadas essas etapas na logística de fármacos termo sensíveis. “A manta com Tyvek® é uma grande aliada nesses momentos, pois apresenta uma capacidade refletiva incomparável à de materiais concorrentes, minimizando o impacto térmico”, destaca a executiva da CCT.

Além da propriedade termo isolante, Tyvek® proporciona barreira contra chuva, neve, poeira, sujeiras e microrganismos, além de proteção mecânica, por ter alta resistência a rasgos e perfurações. Ajuda, ainda, a evitar riscos de danos por condensação, por permitir que as cargas recobertas “respirem” – esta, aliás, é uma propriedade exclusiva e patenteada do material da DuPont.

Mantas Térmicas CCT e a RDC 430/20

Para as indústrias farmacêuticas que atuam no Brasil, o uso de mantas térmicas se torna ainda mais importante frente à Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 430/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A nova norma, que entrou em vigor em março de 2021, dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Medicamentos, e estabelece diretrizes que abrangem todas as faixas de temperatura nos quais diferentes medicamentos necessitam ser mantidos, para que tenham sua eficácia preservada.

Segundo a RDC 430/20, as indústrias deverão monitorar as condições de transporte de seus produtos e, a partir de março de 2022, aplicar sistemas ativos e/ou passivos para manter a temperatura dentro dos parâmetros requeridos pelo produto ao longo de toda a cadeia de distribuição com temperatura controlada (+2° a +8°C, +15° a +25°C, +15° a +30°C e -25° a -15°C, entre outras faixas).

Vanessa situa que a faixa de +15º a +30º C é a mais atendida pela manta W20 powered by Tyvek®. “A solução permite aos clientes conformidade com a nova norma e mais tranquilidade nas operações logísticas em todo o Brasil, onde variações térmicas e o calor elevado são desafios corriqueiros”, afirma.

Tyvek Solar W20

 

Afora as propriedades isolantes superiores, as mantas W20 com Tyvek® são de cinco a oito vezes mais leves do que as mantas tradicionalmente utilizadas no mercado, otimizando custos de armazenagem e também de transporte das mesmas até os clientes.

Já para os medicamentos que necessitam de temperatura refrigerada, pela maior sensibilidade à ação da temperatura, o modelo indicado é o W50 powered by Tyvek®. Ele tem sido utilizado globalmente com sucesso, por exemplo, como proteção adicional no transporte de vacinas contra a COVID-19. Mais de 200 milhões de doses já foram transportadas e tiveram seu embarque e desembarque protegidos por mantas térmicas powered by Tyvek® fornecidas pela CCT.

Mas o nível de proteção não para por aqui. Para estender ainda mais a autonomia, a CCT oferece as mantas Enshield powered by Koolit® Advanced PCM Gel. Lançadas pioneiramente pela empresa em 2016, elas incorporam bolsas com PCM gel flexível e reutilizável. A solução, que amplia em até 15 vezes o tempo de duração do controle térmico, em comparação com outras mantas, pode ser aplicada em diferentes tamanhos de cargas paletizadas, atendendo a uma ampla gama de necessidades no transporte aéreo, marítimo ou terrestre, em aplicações que demandam controle rígido de +2º a +8° C, +15º a +25° C (CRT) e temperaturas congeladas.

Enshield

Enshield powered by Koolit® Advanced PCM Gel, tecnologia patenteada e premiada no IQPC Global Cold Chain Fórum de 2016 na categoria “Most Innovative New Cold Chain Technology of the Year”

Graças às propriedades intrínsecas de isolamento da manta, a taxa de transferência de calor ambiente é reduzida, garantindo a regulação da temperatura ideal durante todo o trânsito. O Koolit® Advanced PCM Gel, utilizado em muitas outras soluções no portfólio da CCT, é atóxico, e as placas na manta Enshield foram desenvolvidas para serem reutilizadas, demandando procedimentos mínimos de inspeção e limpeza, uma vez que ficam protegidas no interior. Ademais, o processo de condicionamento, montagem e logística reversa minimiza recursos e otimiza a utilização.

Disponibilidade local

A boa notícia para as empresas brasileiras interessadas em aprimorar sua logística de temperatura controlada é que as mantas térmicas powered by Tyvek® e outras soluções da Cold Chain Technologies contam com estoque local. Para garantir a disponibilidade no país, a empresa oficializou recentemente uma parceria estratégica com a SafeLab Logistics. “O acordo envolve não apenas a oferta de mantas térmicas, mas também o acesso do mercado ao amplo portfólio de soluções da CCT, sejam elas de uso único ou reutilizáveis”, ressalta Vanessa.

No caso das mantas de Tyvek®, o acordo celebrado com a DuPont não se limita a uma licença de uso de marca e vendas, prevendo também investimentos no desenvolvimento do negócio. Tanto que, no final de 2020, a CCT anunciou a ampliação da capacidade de produção da linha com a inauguração de uma nova fábrica em Lebanon, município do Tennessee, nos Estados Unidos. Além disso, novos produtos da família de mantas térmicas estão em fase final de desenvolvimento.

“Serão conceitos inovadores para a logística de temperatura controlada, combinando os diferenciais de Tyvek® com tecnologias proprietárias da CCT, frutos de um know-how construído ao longo de mais de 50 anos da empresa”

- Vanessa Alonso Burri, diretora de vendas e desenvolvimento de negócios da Cold Chain Technologies para a América Latina

Segundo ela, os novos produtos também estarão ao alcance do mercado nacional. “Por ter uma atividade farmacêutica vigorosa, mas também em expansão, o Brasil é um país estratégico para a Cold Chain Technologies. Seja qual for o tamanho ou as condições enfrentadas pelo cliente, as nossas soluções, incluindo a família de mantas térmicas, são capazes de atendê-lo”, conclui a diretora regional de vendas.

Em tempo: para apoiar as indústrias farmacêuticas rumo à conformidade com a RDC 430/20, a CCT vai promover uma série de webinars técnicos gratuitos, intitulados “Unbroken Cold Chain – Putting Science to work”. Para saber mais sobre o conteúdo e garantir a sua participação, acesse este link.

Para saber mais sobre as mantas térmicas e outras soluções passivas da Cold Chain Technologies, acesse: www.coldchaintech.com. Se preferir, envie um email para Vanessa Alonso Burri: vburri@coldchaintech.com.