Sexta-feira, 24 de setembro de 2021 - 10h30
Backroom apresenta solução para economia de combustível e redução de emissões no transporte ferroviário
Tecnologia liga desliga o motor da locomotiva automaticamente
Divulgação

Especializada em soluções de controle e internet das coisas para locomotivas, metrôs, veículo leve sobre trilhos (VLT) e barcas, a Backroom está lançando no mercado o Automatic Engine Stop/Start (AESS), uma tecnologia de controle automático para ligar e desligar o motor de locomotivas, capaz de reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO².

O AESS é uma solução desenvolvida pela TMV Control Systems e trazida ao Brasil com exclusividade pela Backroom. Com a implantação da tecnologia em diversos operadores ferroviários de carga nos Estados Unidos, a TMV constatou uma economia de 38% a 50% no consumo de combustível em locomotivas de pátio e de curto percurso.

“A tecnologia passa a monitorar as atividades da locomotiva. Ao identificar que o motor está ligado e ocioso, o AESS entra em ação e começa a reduzir as atividades desse motor até que ele seja desligado completamente”, detalha o sócio-diretor da Backroom, João Paulo Monetti.

Outros dois pontos destacados pelo executivo são a agilidade na instalação e o payback. De acordo com ele, em até 48 horas é possível executar a instalação completa do AESS e o payback é obtido em torno de nove meses, considerando os parâmetros dos operadores ferroviários de carga norte-americanos.