Quarta-feira, 17 de novembro de 2021 - 13h31
Mercedes-Benz apresenta mudanças em seu quadro executivo no Brasil
Alterações envolvem os segmentos de Automóveis, Vans e Caminhões

A Mercedes-Benz vai promover mudanças em seu quadro executivo no Brasil a partir de 1º de dezembro de 2021 para os segmentos de Automóveis, Vans e Caminhões. Jefferson Ferrarez, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil e head de Marketing & Vendas MBC Brasil, irá para a área de Veículos Comerciais na Mercedes-Benz do Brasil, sucedendo Ari Gomes de Carvalho como head de Marketing & Vendas Trucks Brasil.

Com isso, Carlos Garcia, atualmente head de Vendas Mercedes-Benz Vans Middle East FZE, assumirá a posição de CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil e head de Marketing & Vendas MBC Brasil a partir de 1º de janeiro de 2022.

Garcia iniciou sua carreira em 1988 na Mercedes-Benz do Brasil. O executivo ocupou diversos cargos na área de Vendas para Veículos Comerciais, até que se mudou para a Alemanha, assumindo sua primeira atribuição no exterior como gerente de Mercado e Pedidos no Sul da Europa. Em 2005, ele voltou ao Brasil para assumir o cargo de gerente de Planejamento de Vendas de Veículos Comerciais. O executivo então ocupou diferentes cargos de gestão em Vendas e Marketing na Daimler Trucks, Daimler Buses e MB Vans. Em 2016, tornou-se gerente geral de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Vans e Pós-Venda na América Latina, onde lançou a nova Sprinter VS30 na América Latina e apresentou o Vito e o V-Class em diversos mercados.

Em 2020, mudou-se para Dubai assumindo o cargo de gerente geral de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz Vans para o Centro Regional Middle East, onde conseguiu aumentar significativamente os volumes de vendas no Oriente Médio e alcançou o melhor volume de vendas no Norte da África.

“Meu principal desafio é consolidar a imagem da Mercedes-Benz Cars & Vans no mercado brasileiro, com apoio da rede de concessionários, dos colaboradores e parceiros com a missão de promover a satisfação de nossos clientes nos dois segmentos em que atuamos”, afirma Garcia.

Jefferson Ferrarez, por sua vez, iniciou sua carreira no Grupo Daimler em 1989 na Divisão de Operações da Mercedes-Benz do Brasil, onde até o ano 2000 desempenhou diversas funções nas áreas técnicas da empresa. Após esse período, o executivo fez uma transição na carreira e ingressou no Departamento Comercial, ocupando diversos cargos na liderança das áreas de Automóveis e Veículos Comerciais.

Em 2017, foi nomeado managing director da Van Business Unit no país e, desde então, está liderando a equipe responsável pelos resultados nos negócios de Vans Mercedes-Benz no mercado brasileiro, com destaque para a conquista da liderança nos últimos quatro anos, o lançamento da Nova Sprinter no Brasil e a renovação do negócio de Vans na Rede de Concessionários Mercedes-Benz. Desde novembro de 2020, é o CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil e responsável por um importante momento de transformação da empresa, visando uma consolidação ainda maior do negócio de Vans e a implementação de marcos estratégicos para o negócio de automóveis de luxo da marca.

“É uma grande satisfação ter feito parte da história da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, podendo desempenhar um papel estratégico na transformação da organização local e estabelecer marcos importantes como a reestruturação da empresa e dos negócios de Vans e Automóveis no país. Agora, me sinto preparado e extremamente motivado para os próximos desafios na área de Caminhões e continuarei unindo esforços para contribuir com o sucesso da marca”, comenta Ferrarez.

Após 33 anos na Mercedes-Benz do Brasil, liderando diversas áreas na companhia, o diretor de Vendas e Marketing de Caminhões Brasil, Ari Gomes de Carvalho, deixará a empresa em dezembro de 2021. Ele iniciou sua carreira na empresa em 1989, trabalhando em Contratos de Manutenção da área de Pós-Vendas e teve diversas promoções em diferentes áreas ao longo dos anos.

Em 2015, o executivo assumiu a área de Vendas e Marketing de Caminhões Brasil. Desde então, ele vem fortalecendo a marca com clientes e concessionários, criando planos de estratégia e marketing, comunicação, digitalização, implantação de novas ferramentas e inteligência de mercado.

“Sempre procurei inovar e tenho muito orgulho da minha trajetória na Mercedes-Benz do Brasil. E é dessa forma que encerro o meu ciclo na organização com a certeza de ter contribuído com excelentes resultados em todas as áreas que atuei e com os times que trabalhei”, ressalta Carvalho.