Terça-feira, 23 de novembro de 2021 - 10h19
Scania atinge a marca de 50 mil veículos conectados no Brasil
Expectativa da empresa é que o país assuma o primeiro lugar no ranking global já em 2022

A Scania informa que atingiu a marca de 50 mil veículos conectados no Brasil, sendo 48.300 caminhões e 2.500 ônibus. O índice de veículos novos conectados está em 95% do total produzido. Vale lembrar que os serviços conectados da companhia no país foram lançados em 2017. No mundo, a Scania possui mais de 500 mil unidades conectadas

“Vivemos um momento histórico da área de Serviços no Brasil. Os excelentes resultados estão diretamente atrelados ao amplo e personalizado pacote de soluções disponibilizado pela rede de concessionárias. Estamos em evolução contínua e transformando a forma de gestão da frota de nossos clientes”, afirma o diretor de Serviços da Scania no Brasil, Marcelo Montanha.

Divulgação

Segundo o executivo, a expectativa é o Brasil assumir o primeiro lugar no ranking global da Scania já em 2022, pois a taxa de crescimento é muito superior a outros países. “Nossos pacotes de conectividade trazem como diferencial um exclusivo modelo de acompanhamento e avaliação de motoristas, que é uma poderosa ferramenta para controlar e otimizar os hábitos de condução. Desta forma, se obtém significativas reduções de custos, como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do produto. A novidade é que agora também usamos a conectividade para medir e aumentar a disponibilidade das frotas”, diz Montanha

Balanço

No acumulado deste ano, o portfólio (carteira de planos ativos) de Programas de Manutenção Scania (PMS) aumentou em 30% em comparação ao mesmo período de 2020 (de 17 mil para 22.100). O programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 68% do portfólio (15 mil dentro dos 22.100).

Os Programas de Manutenção Scania Premium Flexível que se tornaram Premium Flexível Uptime, a partir de julho, cresceram 28% (de 3.600 para 4.600) e representaram 21% do portfólio total. Atualmente, 55% dos caminhões novos comercializados saíram com alguma modalidade de PMS inclusa.

Em relação à rede de concessionárias, a Scania anuncia a abertura de 15 novos pontos de atendimento para 2022. Em 2021, foram seis novos inaugurados. Hoje, são 161 pontos entre filiais, matrizes, estruturas dentro dos clientes e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. A montadora garante que a rede está 100% digitalizada e conectada, e a certificação de padrões da marca atingiu 92%, o maior índice já obtido pela Scania no Brasil.