Quarta-feira, 24 de novembro de 2021 - 14h05
Maersk firma acordo com a Vestas para o transporte de contêineres
Além da movimentação de cargas, companhias unem forças para descarbonizar a logística

A Maersk e a companhia Vestas, companhia que atua globalmente com soluções de energia sustentável, firmaram um acordo estratégico de longo prazo para a movimentação de contêineres, que inclui o transporte porta a porta dos fornecedores da empresa para as fábricas e depósitos de serviços, bem como peças em contêineres e equipamentos de transporte.

O objetivo é atender o crescente mercado global de soluções de energia sustentável e proteger a lucratividade em um ambiente cada vez mais desafiador para as energias renováveis. A iniciativa vai ao encontro do objetivo da Vestas em buscar, continuamente, mitigar o impacto negativo da cadeia de suprimentos, bem como escalar os negócios de forma eficiente a longo prazo.

Além disso, o acordo firmado entre as empresas inclui todos os embarques de frete aéreo. A parceria não inclui o transporte rodoviário sem contêineres e o transporte de ida, que continuará a ser gerenciado pela empresa dinamarquesa DSV e outros parceiros.

“A necessidade de energia sustentável é maior que nunca e com um ambiente de negócios cada vez mais desafiador, temos o prazer de fazer parceria com a Maersk no transporte em contêineres. Com isso, podemos acelerar ainda mais a implantação de energia eólica e proteger a lucratividade, enquanto trabalhamos juntos no desenvolvimento de soluções que podem tornar nossa cadeia de suprimentos mais sustentável”, diz o diretor de Operações da Vestas, Tommy Rahbek Nielsen. “Queremos criar uma cadeia de suprimentos sustentável, resiliente e previsível e, ao fazer parceria com uma líder mundial como a Maersk, fortalecemos nossa cadeia de suprimentos, nossa parceria estabelecida no transporte e criamos oportunidades para melhorar a sustentabilidade”.

O vice-presidente executivo e CEO do departamento de Mar e Logística da AP Moller - Maersk, Vincent Clerc, ressalta que o grupo está entusiasmado com a nova parceria. “Administrar uma cadeia de suprimentos global que possa atender às necessidades de um líder global em soluções de energia sustentável é uma tarefa complexa e altamente exigente”, destaca. “Vamos trabalhar duro para fornecer soluções de cadeia de abastecimento rápidas, resilientes e dinâmicas para a Vestas, como uma empresa de logística ponta a ponta moderna com ativos totalmente controlados, enquanto nos capacitamos e transformamos desafios em oportunidades”.

A atuação conjunta também representa uma oportunidade promissora de desenvolver uma jornada de sustentabilidade, onde as duas empresas podem unir forças para descarbonizar a logística. A parceria existente com a DSV continuará com foco especial no transporte sem contêineres. Isso significa que, além da parceria estratégica com a Maersk, a Vestas continuará a trabalhar em estreita colaboração com a DSV e muitos outros parceiros em outras áreas de transporte.