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Dicionário - Busca

Busca por qualidade

ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE DE UM PROJETO
Processo incluído no projeto e necessário para garantir que o projeto atenda as necessidades do cliente. Estes processos incluem o planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade.
APROVAÇÃO DO PLANEJAMENTO DA QUALIDADE
Resultado da análise crítica e do compromisso da Equipe de Planejamento da Qualidade do Produto de que todos os processos planejados estão sendo seguidos.
AQP - PLANEJAMENTO AVANÇADO DA QUALIDADE
Enfoque matricial que permite a perfeita comunicação e retro-informação através da organização, para melhorar a qualidade e a produtividade, através do desenvolvimento, controle, revisão da documentação e gerenciamento de mudanças de engenharia.
AUDITORIA DA QUALIDADE
Exame sistemático e independente, para se determinar como as atividades da qualidade e os seus resultados, atendem a estrutura planejada e se estas providencias são implementadas efetivamente e são adequadas para se obter os objetivos programados.
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE
Exame sistemático para determinar a que ponto uma entidade é capaz de atender os requisitos especificados.
CARACTERÍSTICA DA QUALIDADE
É uma característica de um produto ou processo, que define as sua qualidade; a medida do grau de conformidade de algum padrão conhecido.
CASA DA QUALIDADE
Processo para relacionar as necessidades dos clientes e as características dos produtos necessárias para suportar e proporcionara estes atributos.
CICLO DA QUALIDADE
1. Atividades interdependentes, que influenciam a qualidade nas diferentes fases.
2. Modelo conceitual de atividades interdependentes que influenciam a qualidade, nas diferentes fases, variando desde a identificação das necessidades até a avaliação do atendimento destas necessidades.
CONSISTENCIA DA QUALIDADE
Atendimento continuado e seguro pelo produto dos requisitos do mercado, com perfeito desempenho, com confiabilidade, durabilidade, adequação ao uso, estética e conformidade com os padrões e que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas dos usuários.
CONTROLE DA QUALIDADE
1. Conjunto de atividades planejadas e sistemáticas, implementadas no sistema de qualidade e demonstradas como necessárias para prover confiança adequada de que uma entidade atenda os requisitos para a qualidade.
2. Técnicas e atividades operacionais, utilizadas para atingir os requisitos da qualidade.
CONTROLE DA QUALIDADE DE PROJETOS
Monitoramento dos resultados do projeto para determinar se atende aos padrões relevantes de qualidade e se as causas de um desempenho insatisfatório estão afastadas.
CONTROLE DA QUALIDADE OFF-LINE
Qualidade garantida pela otimização do Projeto do Produto e um bom delineamento do Projeto do Processo, decorrente do Projeto do Produto.
CONTROLE DA QUALIDADE ON-LINE
Qualidade garantida pelo monitoramento dos processos de produção em andamento na fábrica.
CONTROLE DE QUALIDADE
Técnicas e atividades operacionais utilizadas para atingir os requisitos de qualidade.
CUSTO DA QUALIDADE
Custos dos produtos fabricados de maneira defeituosa, custos dos defeitos ocorridos no cliente, custo da inadequação com os requisitos do cliente e custo das atividades de controle da qualidade.
DESDOBRAMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE OU (QFD)
Um método estruturado no qual as necessidades do cliente são traduzidas em requisitos técnicos apropriados para cada estágio do desenvolvimento do produto e produção.
DESDOBRAMENTO DA QUALIDADE
Técnica para distribuir as necessidades do consumidor pelas características do projeto nos seus componentes, peças e processo de produção.
DESENHO PARA A QUALIDADE
Introdução durante o desenvolvimento do projeto do produto, de características de construção, fabricação, montagem e embalamento, que naturalmente proporcionem ao produto, características naturais de qualidade.
DQR - REVISÃO DA QUALIDADE DO PROJETO
Processo para se avaliar o processo de desenvolvimento do produto, nos aspetos de atendimento das necessidades dos clientes, comparação com os "Best in Class", habilidade de se atingir metas, robustez, avaliação das coisas certas e erradas.
ESTRUTURA DE ATRIBUTOS DA QUALIDADE
Características da qualidade que não podem ser expressas de maneira matemática, mas podem ser externadas de maneira qualitativa, ou por condições passíveis de avaliação, segundo algum critério.
GARANTIA DA QUALIDADE
1. Ações planejadas e sistemáticas necessárias para prover confiança adequada de que um produto ou serviço atenda aos requisitos definidos para a qualidade.
2. Garantia de que a qualidade do produto é satisfatória, confiável e econômica para o consumidor.
GENÉTICA DA QUALIDADE
Ações e procedimentos tomados durante a definição dos requisitos de mercado, desenvolvimento do produto, e "try out" que resultam em um produto que atende às especificações do mercado, e é naturalmente fabricado com qualidade.
GESTÃO DA QUALIDADE
Todas as atividades da função gerencial que determinam a política da qualidade, os objetivos e as responsabilidades, e os implementam por meios como planejamento da qualidade, controle da qualidade, garantia da qualidade e melhoria da qualidade dentro do sistema da qualidade.
GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL
Modo de gestão de uma organização, centrado na qualidade, baseado na participação de todos os seus membros, visando ao sucesso em longo prazo através da satisfação do cliente, e dos benefícios para os membros da organização e para a sociedade.
ÍNDICE (TAXA) DA QUALIDADE
Número de peças consideradas aprovadas em relação ao número total produzido.
MANUAL DA QUALIDADE
Documento que declara a política da qualidade e descreve o sistema da qualidade de uma organização.
MELHORIA DA QUALIDADE
Ações implementadas em toda a organização a fim de aumentar a eficácia e eficiência das atividades e dos processos, para proporcionar benefícios adicionais tanto à organização quanto aos clientes.
NÍVEL ACEITÁVEL DE QUALIDADE
Trata-se de um nível de qualidade, avaliado por amostragem, que é o limite da média satisfatória de um processo.
NÍVEL DA QUALIDADE
Graduação da qualidade, quando o sentido é quantitativo, resultante de avaliações técnicas precisas.
PLANEJAMENTO DA QUALIDADE
Atividades que determinam os objetivos e os requisitos para a qualidade, assim como os requisitos para a aplicação dos elementos que compõem o sistema da qualidade.
PLANEJAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO
Determinar os padrões de qualidade relevantes para o projeto e definir as atividades para que estes padrões selecionados sejam atendidos.
PLANO DA QUALIDADE
Documento que estabelece as práticas, os recursos e a seqüência de atividades relativas à qualidade de um produto, um projeto ou um contrato especifico.
POLÍTICA DA QUALIDADE
Estabelecimento do objetivo da empresa na qualidade dos seus produtos e sistemas.
POLÍTICA DE QUALIDADE
Intenções e diretrizes globais de uma organização relativas à qualidade, formalmente expressas pela alta administração.
QCPR - QUALIDADE, CUSTO E PROGRAMAÇÃO
Metas superordenadas que subordinam as outras funções da administração.
QPS - SISTEMA DA QUALIDADE DO PROCESSO
É um método para padronizar e documentar as tarefas de maneira a promover melhorias contínuas através da eliminação do desperdício.
QUALIDADE
1. Atendimento pelo produto dos requisitos do mercado, com perfeito desempenho, com confiabilidade, durabilidade, adequação ao uso, estética e conformidade com os padrões e que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas dos usuários.
2. Condição que abrange o atendimento pelo produto, dos requisitos do mercado, com perfeito desempenho, com confiabilidade, com durabilidade, com adequação ao uso, com estética e em conformidade com os padrões.
3. Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas.
4. Atendimento pelo produto dos requisitos do mercado, com perfeito desempenho, com confiabilidade, durabilidade, adequação ao uso, estética e conformidade com os padrões que lhe conferem a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas.
QUALIDADE ASSEGURADA
1. Conjunto de atividades planejadas e sistemáticas para garantir que um produto ou serviço satisfaça determinadas características de qualidade.
2. Planos e atividades sistemáticas, dentro do sistema da qualidade que proporcionam a confiança de que o produto ou o serviço, irá atender plenamente os requisitos da qualidade.
3. Planos e atividades sistemáticas dentro do sistema da qualidade que proporcionam a confiança de que o produto ou o serviço irá atender plenamente aos requisitos da qualidade.
QUALIDADE ASSEGURADA DE PROJETO
Processo de avaliação da performance do projeto para se assegurar que os padrões de qualidade estão sendo satisfeitos.
QUALIDADE DAS PESSOAS
O "Humamware" como ambiente adequado, para a incorporação do "Software" e do "Hardware" formando os três blocos para a construção de um negócio.
QUALIDADE NEGATIVA
Engloba todos os problemas de não se atingir dos padrões prefixados. É à parte da qualidade relacionada a produtos defeituosos, refugo, reclamação de clientes, parada de máquinas, atrasos
QUALIDADE PERCEBIDA
Qualidade percebida é definida como a percepção do usuário da qualidade total, ou superioridade de um produto com respeito aos seus propósitos em relação às alternativas existentes.
QUALIDADE POSITIVA
Se refere à identificação e satisfação das necessidades, especificamente aquelas que o cliente não se deu conta por nunca terem sido identificadas de modo adequado.
QUALIDADE RELATIVA
Gradação da qualidade, quando classificada em função do seu grau de excelência ou no sentido comparativo.
QUALIDADE TOTAL
Segundo o European Foundation for Quality Management (EFQM) os esforços para a qualidade total (TQM - Total Quality Management) são caracterizados pelos seguintes fatores: excelência nos processos; cultura de melhoria contínua; criação de um melhor relacionamento com os clientes e fornecedores; envolvimento de todos os trabalhadores; e clara orientação para o mercado. Os melhores exemplos da aplicação da gestão da qualidade total são as empresas japonesas, que ironicamente foram ensinadas nos anos 40 e 50 pelos mestres americanos Deming e Juran.
REQUISITOS PARA A QUALIDADE
Expressão das necessidades do usuário ou sua tradução num conjunto de requisitos, explicitados em termos quantitativos ou qualitativos, objetivando definir as características de uma entidade a fim de permitir sua realização e seu exame. Deve definir as necessidades implícitas e explícitas do cliente.
SISTEMA DA QUALIDADE
Estrutura organizacional, procedimentos, responsabilidades, processos e recursos necessários para implementar a gestão da qualidade.
Sistema da qualidade (Quality system)
Estrutura organizacional, responsabilidades, procedimentos, processos e recursos para implementação da gestão da qualidade.
TQC - CONTROLE TOTAL DA QUALIDADE
Esforço totalmente integrado para a melhoria do desempenho em todos os níveis, para a elevação da satisfação do cliente.
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