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VM 4x2 e VM 6x4, da Volvo

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Por Redação em 5 de setembro de 2005 às 12h26 (atualizado em 26/08/2011 às 13h43)
A Volvo está lançando hoje, seu mais recente caminhão: o VM com motorização eletrônica, nas versões cavalo mecânico 4x2 e 6x2, ambos com motorização eletrônica, atendendo à legislação Conama 5 (Euro3). O VM na configuração 4x2 eletrônica nasce para atender a um mercado com cerca de nove mil unidades/ano somente no Brasil. "É um veículo adequado para segmentos que precisam de caminhões com grande eficiência operacional e que percorram médias distâncias para transportar cargas industriais", afirmou o presidente da montadora sueca no Brasil, Tommy Svensson. Para implementar as mudanças na linha VM, lançada em 2003, a Volvo investiu no projeto US$ 25 milhões. Desenvolvido para atender às aplicações com semi-reboque de dois ou três eixos, o 4x2 é ideal para aplicações com sider; tanque ou furgão. Como tanque, pode transportar 40 mil litros em aplicação otimizada; como sider ou furgão, seu peso, abaixo de seis toneladas, possibilita maior capacidade de carga, mesmo com cabine leito: até 29 toneladas de carga líquida, podendo levar um implemento de 15,4 metros e transportar 30 paletes. Os tanques de combustível podem ser de alumínio ou de plástico, com capacidade para 790 litros ou 700 litros, respectivamente. Seu design também sofreu modificações, ganhando novos faróis, grades e painéis frontais, pára-choques e espelhos. A cabine foi desenvolvida seguindo os padrões de conforto e segurança Volvo, com fácil acesso e disponíveis também na versão leito. A coluna de direção é ajustável e os bancos do motorista têm suspensão pneumática ajustável ao peso. A versão oferece como opcionais vidros com acionamento elétrico e ar condicionado. A outra novidade é o VM 6x4, que já nasce com motorização eletrônica, ideal para operar nos segmentos de cana-de-açúcar, construção e transporte de madeira, entre outros. Este mercado é estimado em cerca de oito mil unidades em 2005. Com visual robusto, o VM 6x4 é equipado com pára-choque de aço, faróis com grades, tem boa altura do solo e alto ângulo de ataque, o que o torna ideal para os segmentos aos quais é destinado. Ele pode ser implementado para diferentes aplicações, como Romeu & Julieta, betoneira e caçamba. O 6x4 oferece bloqueio de diferencial, duas opções de relação de diferencial, freios a tambor, tanques de combustível de plástico com capacidade máxima de 560 litros e uma série de itens para adequá-lo aos segmentos a que se destinam. Outras características de destaque da versão são a alta manobrabilidade, várias opções de entre-eixos e baixo consumo de combustível. A versão tem caixa Eaton para dez velocidades. Os VM são equipados com motor eletrônico Acteon da MWM International, desenvolvidos especialmente para a Volvo do Brasil, num projeto de customização que levou dois anos. Os motores incorporam 163 novos itens especificamente para atender às aplicações Volvo. Com duas faixas de potência, - 260 cv e 310 cv 310 cv a 2.200 rpm, o Acteon de seis cilindros ou 7,2 litros, tem força para suportar 26 e 42 toneladas de carga líquida respectivamente, com torque máximo de 900 Nm e 1.100 Nm. Todos os motores Acteon eletrônicos contam com pacote Heavy Duty, para maior vida útil. Pistões, anéis, turbo e bronzinas são mais robustos, suportando mesmo as aplicações mais severas. O sistema Commom Rail utiliza duto único, efetuando uma injeção de combustível de alta pressão e uniforme nos cilindros, fazendo com que seja usada apenas a quantidade necessária de diesel para combustão, trazendo maior economia e desempenho. O motor opera ainda com sistema drive by wire, com pedal de acelerador que não opera por cabos, mas por sensores, reduzindo ainda mais o consumo. O Commom Rail favorece ainda o baixo índice de emissões, ruído e fuligem, tornando-o menos poluente. A linha Acteon Volvo oferece melhor retomada de velocidade e aceleração, com elevado torque máximo em uma ampla faixa de rotação, garantindo menor freqüência de troca de marchas, com conforto ao dirigir. A nova linha VM chega ao mercado após passar por rigorosos testes de campo e feitos com clientes, somando cerca de 4,5 milhões de km rodados antes do lançamento. A linha incorpora altos índices de segurança, tendo sido submetida a severos testes de impacto frontal, contando ainda com grande visibilidade da cabine e dispositivo antiintrusão, que evita que os automóveis entrem sob a frente do caminhão em caso de colisão, por meio de uma estrutura de aço ligada às longarinas. Airbags, cintos reforçados, vidros laminados e tecido anti-chamas completam a gama de segurança, além da chave geral que desliga todas as funções elétricas do veículo, indispensável no transporte de cargas perigosas. Para os clientes da nova linha VM, a Volvo disponibiliza os benefícios da oferta estendida de produtos e serviços, com treinamento de motoristas, programas de manutenção, serviço de atendimento emergencial VAS (Volvo Action Service), e o sistema de monitoramento e gestão de frotas por satélite (Volvo Link), além de financiamento e seguros de fábrica. A partir de janeiro, a montadora irá descontinuar sua linha de motores mecânicos Euro II, passando a oferecer apenas a Euro III, eletrônica, mesmo nos mercados em que este padrão ainda não é obrigatório. O lançamento dos novos VM será simultâneo no Brasil e nos demais mercados do continente onde a Volvo atua, como Argentina, Chile, Venezuela, Peru, Bolívia, e América Central.
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