Terça-feira, 8 de novembro de 2005 - 17h15
Somov cresce 50% em 2005

A Somov, que provê soluções completas para o mercado de equipamentos de movimentação de materiais e é revendedora autorizada da marca Hyster, está comemorando os ótimos resultados de 2005, ano em que obteve, ainda no terceiro trimestre, um crescimento de 50% em relação a 2004, com mil máquinas locadas e mil funcionários, a maioria deles dedicados à operação em clientes.

De acordo com José Germano Silveira, diretor-presidente da Somov, os resultados são ainda mais expressivos se comparados com o mercado geral de locação, que cresceu 35% no período em relação a 2004.

A Somov oferece uma linha completa de empilhadeiras a gás, diesel e elétricas, novas e usadas, com capacidade variando de 1.500 a 40 toneladas, com serviços completos. Além da locação e vendas, a Somov presta também o serviço de manutenção em máquinas de qualquer marca, tendo hoje 700 empilhadeiras em regime de manutenção. Todas as máquinas locadas pela empresas têm manutenção garantida, sendo o operador um serviço opcional.

“Atualmente, o cliente não quer mais apenas parte da solução, ele procura soluções completas para pode focar-se em sua atividade principal. Por isso a terceirização de máquinas tem evoluído tanto. Para se ter uma idéia, há cerca de cinco anos, a locação representava entre 20% e 25% dos negócios com empilhadeiras. Hoje, representa 40% e a tendência é de crescimento”, afirma Silveira.

Os setores que mais têm crescido são aqueles ligados às exportações, como a siderurgia, papel e celulose e demais indústrias voltadas à exportação. Por conta disso, a procura cresceu mais nas máquinas a combustão que nas elétricas, cuja participação já foi de 45% no total da empresa e hoje está na faixa dos 30%, de acordo com Silveira.

A empresa está instalada no bairro do Jaguaré, em São Paulo, em uma área construída de três mil m2, com estoque de peças Hyster e multi-marcas de oito mil itens e oficina própria. A locação e serviços estão disponíveis em todo o território nacional, com apoio das filiais da Sotreq nas regiões mais distantes dos grandes centros.

Ao todo, a Somov conta hoje com mais de 2.900 clientes, sendo cerca de 90 empresas em regime de locação, totalizando mais de 200 sites atendidos. A empresa conta com mais de 130 técnicos de manutenção e mais de 90 engenheiros em seus quadros. A Somov mantém ainda uma parceria com o Senai para o treinamento e formação de operadores, que posteriormente são aproveitados nos seus quadros, numa forma de oferecer mão-de-obra qualificada para os clientes.

www.somov.com.br