Segunda-feira, 7 de agosto de 2006 - 16h44
Volkswagen implementa sistema de Nota Fiscal Eletrônica

Solução foi desenvolvida pela Microsoft Brasil e a gedas

A Microsoft do Brasil e a gedas, empresa da T-Systems, desenvolveram uma solução para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para a Volkswagen do Brasil. A montadora é uma das dezenove empresas de seis estados – São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Bahia e Maranhão –, que aceitaram fazer parte do projeto-piloto, coordenado pelas respectivas Secretarias da Fazenda e que busca a integração e compartilhamento de informações entre a administração tributária e os contribuintes, reduzindo a burocracia na emissão de notas fiscais.

Com esse projeto, a Volkswagen iniciou a emissão de notas fiscais 1 e 1A para a Secretaria da Fazenda de forma eletrônica. De acordo com Vagner Montagner, CEO da empresa, a adaptação dos funcionários ao novo sistema foi rápida, isso porque praticamente não há diferença na rotina do trabalho e nem na interface da aplicação.

Ele explica que output do sistema mudou, mas o processo é o mesmo. A diferença é que, ao invés de mandar o comando da emissão da nota fiscal para uma impressora, o sistema envia o documento via web para a Receita Federal. Uma vez validado, ele volta para a empresa, que então a disponibiliza para os seus parceiros de negócios.

Para desenvolver essa solução, a gedas utilizou o BizTalk Server 2006 e SQL 2005, tanto como ferramenta de processamento das requisições de envio e transmissão de nota, como de interface do legado. Ronaldo Rodrigues, diretor de CRM da companhia, explica que essa ferramenta “possibilita uma racionalização da construção das soluções, pois permite a criação de sistemas complexos, com base nos fluxos de serviços da empresa e em processos organizacionais internos e externos, tudo por meio de uma linguagem visual bastante amigável. Essa solução inclui mais de 20 adaptadores de aplicações e tecnologias que ajudam a reduzir o custo do projeto de integração e de administração de processos empresariais”.

Na opinião de Montagner, com as Notas Fiscais Eletrônicas, a Volkswagen poderá acelerar a comunicação com toda a sua cadeia colaborativa. “Todos passarão a ter acesso rápido às informações do que está sendo faturado, tornando os processos de negócio mais transparentes”.
 
www.gedas.com.br
www.microsoft.com/brasil
www.vw.com.br