Quarta-feira, 16 de agosto de 2006 - 15h59
FCA investe R$ 16,7 milhões na compra de computadores de bordo

Meta da empresa é padronizar as operações e otimizar os custos com combustíveis e manutenção

 A Ferrovia Centro Atlântica (FCA), responsável pelo transporte de cargas em uma malha de 7840 quilômetros de linhas que abrange os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Bahia e São Paulo, além do distrito federal, investe na aquisição de tecnologias a fim de garantir maior eficiência e segurança nas operações ferroviárias.

 No último mês de agosto, a empresa assinou contrato no valor de R$ 16,7 milhões com a Alstom para o fornecimento de 400 computadores de bordo. O primeiro lote com 80 equipamentos será entregue em seis meses e os computadores embarcados em locomotivas diesel-elétricas. Atualmente a frota da FCA é formada por 12 mil vagões e 500 locomotivas, todas monitoradas via satélite (GPS).
 
São inúmeras as vantagens destacadas pela empresa com a utilização da tecnologia. Os computadores permitirão, por exemplo, um contato direto entre o maquinista e o centro de controle da ferrovia, disponibilizando on line informações sobre a viagem. Com isso, os controladores de tráfego da ferrovia poderão agilizar a tomada de decisões. Dados sobre o perfil da linha, o posicionamento de outros trens, a localização de cruzamentos rodoviários, pontes, túneis e viadutos também estarão disponíveis na tela do computador para facilitar a operação do maquinista

A tecnologia permite, também, comparar as operações dos maquinistas durante a viagem com os exercícios realizados por eles nos simuladores instalados no Centro de Pesquisa e Treinamento Ferroviário da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). A partir desta análise, a meta é promover economia de combustível e diminuir os choques internos na composição.

 Além disso, o equipamento possibilidade maior interface com a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) que, assim como a FCA, é controlada pela CVRD. A padronização dos equipamentos nas duas ferrovias facilitará a operação pelos maquinistas e também otimizará a manutenção.

www.fcasa.com.br

www.alstom.com.br