Quinta-feira, 5 de outubro de 2006 - 12h28
DM otimiza espaço das carretas com nova ferramenta

Novo software propicia aproveitamento máximo das carretas

Com o objetivo de facilitar a montagem das cargas, a DM Transporte e Logística Internacional implantou, no início de junho, em todas as suas unidades, uma nova ferramenta, o Max Load. Este sistema de uso interno orienta a montagem das carretas de forma que o espaço seja aproveitado em sua capacidade máxima e, assim, seja possível reduzir o valor do frete por unidade transportada. O software, desenvolvido pela empresa Tops Engineering, é comercializado no Brasil pela Startrade.

Os dados das cargas são incluídos no sistema, que determina o melhor aproveitamento de espaço e apresenta um desenho tridimensional com o demonstrativo da ocupação. “Fornecemos ao sistema as dimensões e os pesos das mercadorias, inclusive dados sobre as caixas de menores dimensões, por exemplo, que podem ser mais pesadas”, explica Mário Rodrigues, diretor Comercial da DM. “A ferramenta trabalha com pontos de equilíbrio e fornece ocupações virtuais da carreta, em função da capacidade do peso por eixo, indicando a distribuição em função das medidas e do peso de cada embalagem”.

“O sistema, além de otimizar o espaço nas carretas e diminuir os custos de frete, também reduz o tempo de carregamento, uma vez que o cliente recebe o desenho da carga organizada em sua melhor disposição”, explica Márcio Dubal, gerente de Contas da DM. O sistema já foi adotado para as cargas da Electrolux, cliente da empresa na Região Sul. Segundo Franco Carignano, analista de Exportação da empresa, a diluição do custo fixo do transporte é vantajosa e o fato de o plano de carga ter visualização tridimensional facilita a compreensão e agiliza a tomada de decisões.

A DM é a primeira empresa de transporte e logística brasileira a usar este sistema – anteriormente, somente a Ryder e a DHL haviam adotado a ferramenta no país. Com matriz em Eldorado do Sul (RS) e filiais em São Paulo, Uruguaiana (RS), Buenos Aires, Santiago e Montevidéu, além de representantes em todas as principais fronteiras terrestres com o Brasil, a empresa oferece serviços logísticos entre Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.

www.dminternacional.com