Segunda-feira, 13 de novembro de 2006 - 17h16
Truckvan traz plataforma para montagem de baús

Expectativa da companhia é dobrar o volume produzido, hoje estimado em dez unidades por dia

A Truckvan, fornecedora de baús e unidades móveis sobre carretas, traz para o mercado brasileiro uma tecnologia italiana para a produção de baús destinados ao transporte de carga seca, tanto para furgões quanto para carretas. Trata-se de uma plataforma que automatiza o processo de produção dos painéis que formam os baús, aumentando a capacidade da linha por reduzir o tempo de montagem das chapas que compõem os baús. “Hoje, fabricamos dez baús por dia. Nossa meta é dobrar este índice”, informa Alcides Braga, diretor da Truckvan.

Ele explica que a montagem dos painéis – laterais, parte frontal, traseira e teto – ainda é realizada de maneira artesanal no Brasil, inclusive pela própria empresa. “Em nosso sistema atual, os painéis correm pelo equipamento de montagem. Com a nova tecnologia, este processo será inverso. Os painéis ficam parados e as máquinas é que se movem ao redor deles”, diz.

Braga divulga que a plataforma comprada pela Truckvan tem de 25 a 30 metros e estará operando em meados de 2007 na nova fábrica da empresa, cujo local ainda está em fase de definição. O executivo calcula um investimento total de cerca de R$ 5 milhões para a construção da nova planta e a aquisição da plataforma.

A novidade exigiu outros investimentos. “Tivemos que adquirir alguns periféricos, pequenas células de suporte, como sistema de corte de esquadria e sistema para desbobinar a chapa procedente da usina”, frisa. Ele ressalta, contudo, que não há dificuldades em obter esses produtos no mercado brasileiro.

No ano passado, a Truckvan produziu mais de 2.500 baús e diversas unidades móveis sobre carretas, que servem tanto para o transporte de cargas para grandes embarcadores quanto para utilizações como palco e camarins e escolas volantes, entre outras aplicações. Algumas dessas unidades foram exportadas para a Nigéria no ano passado. Para 2007, a meta é ampliar as exportações para os países do Mercosul.

www.truckvan.com.br