Quinta-feira, 11 de janeiro de 2007 - 14h34
GS1 insere empresas no mundo dos negócios eletrônicos

Micro, pequenas e médias companhias têm à disposição ferramenta de construção de site

A GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) oferece às empresas associadas de micro, pequeno e médio porte (MPMEs), desde novembro do ano passado, uma ferramenta que visa facilitar o acesso ao comércio eletrônico. Trata-se do Membersite, ferramenta que cria sites com todas as informações da empresa e seus produtos. O programa, acessado pela página da GS1, disponibiliza oito tipos de designs de páginas e conta com página inicial, histórico da empresa, produtos, mapa do site, contato e contas de e-mail.

De acordo com o gerente do Centro de Excelência e Valor da GS1 Brasil, Ricardo Toshio Yugue, a ferramenta foi desenvolvida para que o dono do negócio crie e mantenha uma página com visual profissional, sem a necessidade de montar uma estrutura ou contratar profissionais especializados.

O gerente ressalta que, para desenvolver o conteúdo, como por exemplo inserções de textos e imagens, não é necessário conhecimento profundo de informática. “É preciso apenas saber navegar na internet”, diz. Isso porque, ele completa, todas as páginas podem ser construídas por meio de um processo simples. “As informações são inseridas como se o empresário estivesse preenchendo um formulário”, resume.

O gerente divulga, porém, que a GS1 promove semanalmente um curso, com duração de quatro horas, para explicar àqueles com dificuldades as funcionalidades e de que maneira operar o programa. “Em muitos casos, o associado sai do curso com o site de sua empresa montado”, salienta.

O suporte aos parceiros é constante. Para isso, a GS1 Brasil mantém uma equipe de profissionais. A tarefa destes colaboradores é, caso necessário, ajudar as companhias na conclusão da versão inicial das home pages. Os consultores prestam suporte, ainda, a outras funcionalidades, como adequação de textos e fotos de produtos, configuração do DNS (endereço) e inclusão em sites de busca.

Atualmente, 300 empresas já utilizam o Membersite para divulgação institucional e exposição de seus produtos ou serviços por meio de catálogos virtuais. Segundo Yugue, a tecnologia pode reduzir o custo com a aquisição de materiais promocionais, mas há outras vantagens. “O Membersite gera oportunidades de negócios, principalmente com cliente a longa distância, devido à facilidade no acesso às informações”, afirma.

www.gs1brasil.org.br