Terça-feira, 17 de abril de 2007 - 15h13
CMA CGM coloca em operação navio para 1,7 mil TEUs

Belém, Fortaleza e Natal serão escalas da nova embarcação

Em sua viagem de estréia, o navio porta-contêiner Herodote, da empresa de navegação CMA CGM, chega ao Porto de Fortaleza nesta quinta-feira, 19 de abril, e fará ainda uma escala no dia 24 no Porto de Natal. Além das duas cidades da região Nordeste, ele realizará escala também em Belém, com regularidade semanal nos três portos.

Esta é a primeira de uma série de quatro novas embarcações que a empresa está colocando em operação entre a Europa, a Guiana Francesa e o norte do Brasil, ampliando a capacidade de carga transportada na rota. Com 1,7 mil TEUs de capacidade e 170 metros de comprimento, o novo porta-contêiner será a maior embarcação a atracar na Guiana Francesa e foi especialmente projetado para operar em portos de pequeno calado.

O Herodote está equipado com 240 tomadas para contêineres refrigerados (reefer plugs), três vezes mais que os navios convencionais, o que permitirá o embarque de 480 TEUs de carga refrigerada ou 5,2 mil toneladas de frutas.

Assim como os porta-contêineres de sua série, o Herodote dispõe de dois propulsores que permitem manobras de atracação sem o auxílio de rebocadores, além de três guindastes – dois de 45 toneladas e um de 30 toneladas. “A CMA CGM procurou investir em modernos navios para operar o comércio em regiões como o Caribe, onde temos uma presença histórica, e o norte do Brasil, que é uma de nossas prioridades”, afirma Nicole Chamard, diretora da empresa para as linhas Mediterrâneo/Caribe, Europa/Guiana e Norte do Brasil. “Esses novos navios são maiores, mais rápidos e foram especialmente desenhados para operar nas circunstâncias náuticas dessas regiões”.

Os três outros porta-contêineres da nova série da CMA CGM (Homere, Aristote e Platon) foram construídos pela Hyundai Heavy Industries e serão entregues, respectivamente, nos meses de abril, junho e outubro deste ano. Os portos a serem operados pelo Herodote, oferecendo serviços diretos, são: Cádiz (Espanha), Leixões (Portugal), Roterdã (Holanda), Tilbury (Inglaterra), Rouen e Le Havre (França), Saint Marteen, Port of Spain (Trinidad e Tobago), Degrad des Cannes (Guiana Francesa), Belém, Fortaleza e Natal.

www.cma-cgm.com