Quarta-feira, 2 de maio de 2007 - 12h30
Avipal adota soluções de satélite para interligar granjas

Agroindústria brasileira investe em tecnologia para tornar as unidades auto-suficientes nas operações diárias

Em busca de uma solução customizada para interligar 13 granjas distantes dos grandes centros urbanos no Rio Grande do Sul, o grupo Avipal iniciou, em 2006, a implementação de uma solução de satélite da Impsat para facilitar a comunicação com essas unidades. As necessidades do grupo – uma das principais agroindústrias brasileiras nos segmentos de lácteos, carnes e grãos – começavam com o mapeamento de todos os processos das granjas e do crescimento e da vida das aves, passando por questões logísticas e o controle do cartão de ponto dos funcionários.

Provedora de soluções corporativas de telecomunicações e TI, a Impsat implementou uma rede de dados interligando os 13 pontos satelitais a uma velocidade de 64 Kbps. Além disso, houve a instalação de um ponto por fibra ótica para a conexão das granjas com o Data Center. “Utilizando a tecnologia de Metaframe (solução combinada de hardware e software para que os aplicativos corporativos e produtos de automação de escritórios estejam disponíveis a todas as unidades da organização, fazendo o uso racional da tecnologia de comunicação) para acesso às aplicações corporativas, a Impsat conseguiu tornar viável uma transmissão de dados via satélite, sem atrasos, em aplicações ponto a ponto”, explica Marcos Malfatti, vice-presidente sênior de Sales & Services da Impsat.

A Avipal passou a contar com ferramentas de comunicação em tempo real e um sistema de gestão corporativo aos usuários localizados em pontos de difícil acesso, diminuindo o tempo com o suporte e padronizando as estações de trabalho. Conectando estes pontos remotos, a empresa passou a ter melhor controle do crescimento e vida das aves e uma melhor gestão do negócio, aumentando sua produtividade.

“Os resultados vão além das facilidades tecnológicas. Foi com a implantação do projeto que tornamos as unidades auto-suficientes nas operações diárias, assegurando que elas sejam cumpridas com o maior desempenho e sem a necessidade de interações presenciais freqüentes”, afirma Rogério Schultz Rodrigues, gerente de Tecnologia da Informação da Avipal. “Eles conseguem monitorar remotamente como está a produção nas granjas, tendo acesso aos problemas do dia-a-dia, e gerenciar o desempenho dos funcionários em cada unidade”, acrescenta Ari Aguiar, gerente Regional da Filial Porto Alegre da Impsat. Atualmente, o projeto cobre 16 granjas e deve chegar a 20 até o mês de julho.

www.avipal.com.br

www.impsat.com