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MRS recebe três máquinas de manutenção de via

Por Redação em 1 de outubro de 2007 às 15h26 (atualizado em 25/04/2011 às 11h19)

Investimento de R$ 17 milhões em equipamentos aumentará segurança e diminuirá desgaste de rodas e trilhos

Em continuidade à política de investimento em equipamentos, a MRS Logística receberá amanhã, dois de outubro, representantes da fabricante austríaca Plasser & Theurer para a entrega oficial de três equipamentos de manutenção de via permanente: uma socadora 09-3X e duas reguladoras SSP110, representando um investimento de quase R$ 17 milhões da concessionária ferroviária.

De acordo com o especialista Ferroviário da MRS, Fernando Moura e Silva, a empresa optou por realizar o investimento com o objetivo de agilizar o trabalho de manutenção das linhas. “São máquinas totalmente automatizadas e fundamentais para dar conta do crescimento dos volumes transportados em nossa malha ferroviária. Com equipamentos como estes, faremos um trabalho de socaria, por exemplo, em um ritmo muito mais rápido”. Para se ter uma idéia, a tarefa a ser feita pelos novos equipamentos atinge dois mil metros por hora, enquanto os equipamentos antigos fazem 400 metros no mesmo intervalo de tempo. Hoje, a concessionária possui nove socadoras e oito reguladoras da década de 1970.

Manutenção mais rápida

A socadora realiza o trabalho de correção geométrica, mantendo o nivelamento e o alinhamento dos trilhos de acordo com os padrões definidos pelo departamento de Engenharia da empresa. Em termos de comparação, explica o gerente de Equipamentos e Trilhos da MRS, Luiz Cláudio Parijós de Melo, esta máquina soca, alinha e nivela três dormentes de uma vez só, enquanto as atuais fazem um dormente por vez.

As reguladoras fazem um trabalho complementar ao da socadora, alinhando o lastro – parte de brita – após a socaria. Com trilhos e lastro ordenados conforme as orientações técnicas, a geometria da via permanente garantirá a confiabilidade necessária para as composições ferroviárias circularem com segurança, minimizando os desgastes de rodas e trilhos e reduzindo o consumo de combustíveis, acrescenta Melo.

www.mrs.com.br

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