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ID Logistics divulga crescimento de 25% no país

Por Redação em 13 de novembro de 2008 às 16h57 (atualizado em 05/05/2011 às 12h19)

Comando da empresa visita o Brasil, comenta o impacto da crise global e antecipa novos serviços e projetos

Em visita anual de acompanhamento aos negócios da ID Logistics na América Latina, o presidente mundial, Eric Hemar, e o COO (Chief Operating Officer), Christophe Satin, em conjunto com o diretor-geral da empresa no Brasil, Nicolas Derouin, comentaram a crise e falaram dos resultados e tendências de incremento de negócios para o mercado nacional.

A operadora logística francesa, há cinco anos no Brasil, está confiante nos resultados locais e os atribui ao mercado aquecido, que tem gerado aumento de demanda por serviços, em especial pelas grandes redes de varejo e indústrias francesas instaladas aqui. Segundo Hemar, os negócios da empresa no país cresceram 30% neste ano e devem alcançar um faturamento de R$ 75 milhões. “A tendência se mantém como no ano passado, com o aumento do processo de terceirização de operações logísticas, com destaque para as parcerias mais duradouras, que permitem desenvolver sinergias, melhorias contínuas e apresentar resultados”, comenta.

Contudo, para o executivo, como a crise é global e impacta fortemente a América do Norte e a Europa – e em menor escala a Ásia – não tardará a se manifestar por aqui, mas com menor ênfase, porque a economia brasileira está aquecida e também porque os negócios de varejo, tais como de gêneros alimentícios, são movidos por consumo de necessidade. Mas, para o próximo ano, há uma incógnita sobre as economias do Velho Continente, que estão seriamente abaladas – em alguns setores, como no automobilístico, a queda nas vendas chega a 30%, segundo Hemar. A receita da ID global aferida para este ano é de 300 milhões de euros, o que representa uma alta de 20% sobre 2007 – todavia, ainda não há reflexos da nova conjuntura nesses resultados.

Mercado nacional

Aqui no Brasil, contudo, a empresa garante que há muito o que fazer. Além de dar maior ênfase aos negócios no varejo, a ID vai investir também na gestão de transportes e não descarta nem mesmo destinar verba a ativos – estruturas próprias no país e em frota de caminhões –, para atender a novos contratos. Dessa forma, a operadora poderá atuar também como transportadora. Na França, onde está sua sede, a companhia já opera com cerca de 650 caminhões próprios. Seu primeiro cliente no Brasil a adotar esse modelo é a Leroy Merlin, empresa em que a ID Logistics responde por 40 entregas por dia, além da gestão do estoque.

Entre as novidades, segundo o CEO, a partir de janeiro, a ID Logistics responderá pela gestão unificada dos transportes, além da gestão de estoque, de uma grande rede nacional de varejo – cujo nome ainda não pode ser divulgado, devido às tratativas. As operações desse cliente serão realizadas a partir de um centro de distribuição de 15 mil metros quadrados, no Rio de Janeiro, de onde a ID coordenará cerca de 400 entregas por dia, diretamente aos consumidores.

Para dar suporte às operações que realiza no Brasil para clientes globais, como Carrefour, Leroy Merlin, Danone e ArvinMeritor – cujas estruturas de atendimento somam 200 mil metros quadrados de depósitos e sete filiais, além de cerca de 1.200 colaboradores–, bem como abrir novas frentes de mercado, a ID aposta na otimização dos recursos, através da criação de ferramentas de gestão. “Planejamos dar continuidade à melhoria dos processos, com soluções tecnológicas inovadoras, para ampliar os serviços nos contratos existentes e permitir que os clientes sejam beneficiados com melhores práticas e custos reduzidos”, comenta Hemar.

Como a empresa tem como meta investir pesado em Tecnologia da Informação, a principal novidade nesse campo é uma ferramenta voltada para a gestão de transporte, que já está começando a ser utilizada na França e chega em breve ao Brasil. O software integra o WMS da Infolog, o TMS da Generix e mais uma interface Web EDI, desenvolvida pela própria equipe de especialistas da ID. Segundo Derouin, essa ferramenta, que demandou dois anos de pesquisas e desenvolvimento, é uma forte alavanca de redução de custos logísticos. “Há uma grande necessidade no mercado de otimizar a utilização dos caminhões, racionalizar o número de interlocutores no processo logístico, para facilitar a comunicação e obter informações padronizadas, além de agregar conhecimentos sobre melhores práticas”, diz.

A redução de interlocutores enxuga a operação, impõe maior flexibilidade na utilização da frota, adequando-a ao perfil de carga, permitindo também otimizar a malha de distribuição e podendo chegar a sinergias mais complexas com os fornecedores e a logística reversa. “Quanto mais o cliente puder avançar nessas etapas, maior será a redução de custos, que pode ir de 1,5% a 20%, dependendo das características da operação. Nas coletas múltiplas, os ganhos variam entre 6% e 10% e onde entram mais variáveis – como lojas e CDs – há um aproveitamento ainda maior”, afirma Derouin.

Sustentabilidade

Outro aspecto que cada vez mais tem sido foco de atenção na empresa é o da sustentabilidade. “É cada vez maior a demanda dos clientes quanto aos compromissos da ID Logistics com a questão sócio-ambiental. O mercado vai se tornar cada vez mais exigente com os operadores logísticos em relação a isso”, declara Hemar. No aspecto econômico, a empresa construiu seus CDs próprios na França com o sistema de iluminação por células que consomem duas vezes menos energia. Além disso, compartilha os fluxos de cargas entre clientes e faz a aferição das emissões de gás carbônico.

Na área ambiental, a ID Logistics faz a triagem de todos os resíduos de suas operações, em que 80% são reciclados. A água passa por tratamento para reuso. Com a implantação da tecnologia de voice picking foi reduzido o consumo de papel, e com os sistemas de roteirização, transporte compartilhado e operação multimodal, o de combustível. Isso implica também numa menor emissão de gás carbônico. “Mesmo com a crise, não vamos deixar de destinar recursos para o desenvolvimento de práticas que reduzam o impacto ambiental em nossas atividades. Essa é nossa marca”, enfatiza Hemar.

http://www.idlogistics.com.br/

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