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Aurora EADI lança conceito de Super Site Logístico

Por Redação em 12 de janeiro de 2009 às 15h18 (atualizado em 05/05/2011 às 11h54)

Investimentos têm como objetivo tornar a empresa uma plataforma de negócios para o comércio exterior

O Aurora EADI, atual operadora de porto seco e armazéns, lançou, no último dia 09 de dezembro, seu conceito de Super Site Logístico. A iniciativa tem como meta mostrar ao mercado que a companhia não opera apenas como um armazém, e sim que suas instalações servem de plataforma de negócios a todos aqueles que atuam em atividades relacionadas ao comércio exterior. Segundo o diretor-geral do Aurora, Waldo Netto, o escopo de serviços será ampliado a fim de oferecer aos clientes maior suporte para suas atividades.

Netto salienta que a idéia do Aurora é mostrar a despachantes aduaneiros e comissárias aduaneiras que a empresa é um ponto de convergência, uma extensão de seus negócios. “Nós iremos oferecer toda a infra-estrutura para a resolução da cadeia”, resume. Postos da Receita Federal, ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de um escritório da Agência Nacional de Vigilância Sanitára (Anvisa) estarão à disposição daqueles que utilizarem a estrutura do Aurora para o desembaraço das mercadorias. Vale lembrar que apenas o posto da Anvisa não está em operação. A data de início dos trabalhos está marcada para o segundo semestre de 2009. “O Aurora passa de uma figura passiva para uma ativa e torna-se um provedor de soluções logísticas para o comércio exterior”, afirma.

Infra-estrutura

O executivo conta as iniciativas em andamento, que suportarão as novas atividades propostas e tornarão o Aurora um hub para o comércio exterior. Para iniciar o trabalho junto ao segmento de saúde, está sendo construída uma câmara fria de 600 metros quadrados, com 12 metros de altura. A previsão é de que a edificação fique pronta em abril de 2009 para, no mês seguinte, ser certifica pela Anvisa e começar a operação. “Investiremos R$ 3,5 milhões neste armazém e nossa meta é desembaraçar, a princípio, US$ 14 milhões por mês de produtos. Após um ano, nossa meta é atingir 10% de crescimento”, diz.

O transporte dos produtos também compõe o conceito do Super Site. “Estamos investindo em frota própria, tanto refrigerada quanto de carga geral, para dar condições aos nossos clientes de utilizar, além da armazenagem, o transporte de transferência de cargas do porto/aeroporto ao Aurora e do Aurora à planta de produção ou centro de distribuição dos clientes”, explica. Ao todo, a empresa aplicou R$ 3 milhões na aquisição de dez equipamentos – baús fechados, isotérmicos e refrigerados – e carretas, tocos e caminhões três quartos.

Há, também, investimentos em tecnologia. Netto conta que, no primeiro semestre de 2009, será apresentado o novo site da companhia na internet. Entre as novidades está o fato de o cliente do Aurora poder monitorar online o transporte dos itens, a armazenagem e a situação junto à Receita Federal.

A empresa investiu R$ 450 mil em três módulos. O primeiro amplia as funcionalidades do seu atual WMS (sistema de gerenciamento de armazéns), enquanto o segundo realiza a interface com os sistemas dos clientes para que eles tenham visibilidade dos processos e o terceiro gere a reposição da carga. “Teremos condições de gerenciar o produto desde a origem, lá no exportador, até a chegada do item no Aurora para armazená-lo e distribui-lo aos CDs dos clientes ou a suas plantas produtivas”, relata.

Outro objetivo do Aurora que faz parte do conceito do Super Site Logístico é a ampliação do Business Park – área dentro da empresa destinada à implantação de indústrias. “Hoje, temos duas companhias operando numa área de 7.200 metros quadrados de área construída. Nossa idéia é atrair indústrias de eletroeletrônicos, saúde e automotivo e, para isso, devemos duplicar a área construída do Business Park”, adianta.

A área total do Aurora EADI também será ampliada. Atualmente, o local conta com 150 mil metros quadrados, sendo 20 mil metros quadrados destinados à armazenagem e dez mil metros quadrados direcionados à manipulação de contêineres, cerca de 300 por dia. “Temos capacidade de ampliar em 35% a área construída da empresa. Além disso, há planos de aumentar a área total”, revela. O executivo frisa, porém, que nada está fechado. “Não posso adiantar os investimentos, pois estamos em fase de planejamento”, diz.

Expectativa

As iniciativas deixam Netto otimista quanto aos números computados pela empresa. “Ao final de 2008 o Aurora EADI movimentou 98 milhões de toneladas e, para 2009, estamos prevendo aumentar este índice em 16%”, calcula. Em faturamento, salienta o diretor-geral, o crescimento ao final do próximo ano será de 30% frente ao obtido em 2008, devido ao início das operações com o segmento de saúde – setor que opera produtos com alto valor agregado.

O executivo não revela os números consolidados do faturamento para 2008, mas divulga os objetivos traçados no plano diretor. “Nossa idéia é aumentar o faturamento em 70% em cinco anos e, ao final de dez anos, triplicar o valor que temos hoje”, define.

www.eadiaurora.com.br

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