Sexta-feira, 13 de novembro de 2009 - 14h30
Grupo Baska diversifica atuação para driblar a crise

Medidas postas em prática levaram a empresa a superar desempenho de 2008 e manter boa perspectiva para 2010

Depois de sofrer, no primeiro semestre, os efeitos da crise econômica que afetou o mundo no final de 2008, o Grupo Baska conseguiu retomar seu volume de atividade e tem boas expectativas para o ano que vem. “Com o reaquecimento do mercado a partir de julho, vários projetos saíram da gaveta e nós já superamos o faturamento alcançado em 2008. Além disso, o panorama de 2010 está excelente, com bons negócios a serem fechados, inclusive um contrato grande”, comemora Marta Cunha, diretora Administrativa Técnica da empresa.

A executiva conta que, para driblar a baixa demanda que marcou o começo do ano, foi preciso diversificar a atuação. “O mercado sempre nos identificou como uma empresa que trabalha por projetos grandes, como importação de máquinas pesadas, e esse foi um setor que sentiu bastante a crise. Foi preciso lembrar aos clientes que nós oferecemos toda a linha de serviços, de uma ponta à outra do comércio exterior”, explica.

Embora tenha ainda 70% de seu faturamento oriundo do despacho aduaneiro, o Grupo Baska realiza ainda planejamento de custos, serviços de câmbio, consolidação de cargas, transporte nacional e internacional em todos os modais e uma ampla gama de atividades. “Entre os principais ajustes que fizemos, aumentamos o departamento Comercial e mudamos sua política, no sentido de que a diversidade do nosso portfólio chegasse aos clientes”, diz Marta. Segundo ela, só com esses pequenos ajustes foi possível duplicar a movimentação na filial Joinville (SC) em apenas seis meses.

Outra diretriz posta recentemente em prática foi a prospecção de clientes no exterior, sobretudo no Oriente. “No início deste mês, tivemos uma comitiva que viajou para Cingapura, e para a província chinesa de Macau, para realizar encontros e apresentações para empresários dessas localidades, porque temos que buscar os negócios onde eles estão”, acredita. Além da matriz em Campinas (SP), o Grupo Baska conta com unidades em Santos, Joinville, Rio de Janeiro e Hong Kong. No resto do mundo, a empresa trabalha com agentes parceiros.

www.baskaweb.com.br