Quarta-feira, 31 de março de 2010 - 15h21
NYK e YAS integram suas atividades logísticas

A fusão entre ambas as empresas japonesas acontecerá de forma gradual até 2012 e a expectativa é de faturar 500 bilhões de ienes já no ano seguinte

A NYK – Nippon Yusen Kabushiki Kaisha e a YAS – Yusen Air & Sea Service assinaram uma carta de intenções estabelecendo o cronograma de unificação de suas atividades. Da fusão entre ambas nascerá a Yusen Logistics, cujas operações estão previstas para inicio já em outubro próximo. O passo seguinte nesse longo processo de consolidação das mudanças será a assinatura, em maio, do acordo de integração. A integração total dos negócios se dará através de joint ventures que serão implementadas gradualmente entre abril de 2011 e março de 2012.

O objetivo das empresas é aumentar o valor de seus negócios em logística, integrando as forças e dividindo custos para ganhar em escala e eficiência. A meta é consolidar a marca como um dos principais players globais do setor. As mudanças começarão a ser implantadas pelas unidades domésticas da NYK e da YAS no Japão e, posteriormente, no mundo todo. A expectativa é que, entre 2009 e 2013, se verifique um crescimento de 80% no lucro do grupo proveniente da sinergia de forças.
 
Quando tiver terminado, o processo de fusão deverá resultar em uma companhia com 431 filiais no mundo todo, sendo 253 delas entre Ásia e Oceania, 110 na Europa e 68 nas Américas. A nova empresa totalizará 2,3 milhões de metros quadrados disponíveis para armazenagem, 15 mil funcionários e frota aproximada de 850 embarcações. A previsão da Yusen Logistics é de em 2013 alcançar um faturamento de 500 bilhões de ienes, com um lucro de 18 bilhões de ienes por ano.

www.nykline.com.br