Terça-feira, 31 de agosto de 2010 - 14h50
Vale fecha acordo para transporte multimodal

Operador logístico realizará a movimentação de 6,2 milhões de t. para a Gerdau Açominas até 2012

A Vale informa que assinou contratos, com duração de três anos, junto à Gerdau Açominas a fim de realizar o transporte de produtos siderúrgicos e carvão por meio de sua infraestrutura logística, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e o Terminal de Praia Mole (TPM), instalado no Complexo de Tubarão, em Vitória (ES). A previsão é que este ano o volume de transporte atinja 4,5 milhões de toneladas e, em 2012, 6,2 milhões de t. De acordo com a Vale, trata-se do maior volume já feito para a Gerdau Açominas, uma das três maiores siderúrgicas clientes da empresa.  

Os produtos siderúrgicos, principalmente o aço, seguirão da Usina de Ouro Branco, instalado no estado de Minas Gerais, pela EFVM em direção ao TPM. Neste fluxo, a meta é movimentar este ano cerca de 2 milhões de t., atingindo 3 milhões de t. em 2012.

Marítimo

Além do aço, a Vale anuncia que receberá o carvão que a Gerdau importa pelo TPM e fará o transporte do insumo até a usina da siderúrgica, também pela EFVM. Este contrato de movimentação portuária prevê o transporte de cerca de 2,5 milhões de t. já em 2010, atingindo 3,2 milhões de t. em 2012. O contrato prevê, ainda, garantia do nível de serviço entre as partes, com qualidade na entrega e prazos definidos. 

Para o diretor de Comercialização de Logística da Vale, Marcello Spinelli, a assinatura dos contratos é um marco importante na estratégia da área de logística de formalizar compromissos de longo prazo com as grandes siderúrgicas. “Os serviços de logística que estamos fornecendo vão aumentar a competitividade dos produtos da Gerdau Açominas”, garante.

www.vale.com