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CVRD inaugura Terminal Multimodal em Camaçari, na Bahia

Por Redação em 12 de novembro de 2004 às 14h39 (atualizado em 02/05/2011 às 10h48)

           A Companhia Vale do Rio Doce inaugurou nesta quinta-feira (11/11), em Camaçari (BA), o Tercam – Terminal Multimodal que vai funcionar como um centro de serviços para clientes de cargas diversas. Instalado numa área de 280 mil m2 em Camaçari – pólo industrial e petroquímico da Bahia, a 45 km de Salvador – o Tercam será o ponto de carga, descarga e armazenagem de mercadorias transportadas pela Vale Logística nos modais ferroviário (com a FCA – Ferrovia Centro-Atlântico), cabotagem (Doce Nave) e rodoviário (terceiros).

           Para Guilherme Laager, diretor-executivo de Logística da CVRD, a expectativa é que pequenas e médias empresas passem a utilizar os serviços de cabotagem e/ou por via férrea para transportar mercadorias até Camaçari e, de lá, pulverizar a distribuição utilizando-se do modal rodoviário. Hoje, 70% dos 1240 clientes atendidos pela Vale no sistema intermodal já são de menor porte, revela Laager. "O custo/benefício da cabotagem e da ferrovia supera os da rodovia", garante, ressaltando a segurança da carga como uma das principais vantagens oferecidas pelos dois primeiros modais.

CVRD inaugura Terminal Multimodal em Camaçari, na Bahia

             De imediato, entra em funcionamento no Tercam um pátio de 25 mil m2 para movimentação e estacionamento de contêineres, com capacidade inicial para 100 mil contêineres/ano, prevista para dobrar em 2005. Os investimentos da Vale para essa fase do projeto somam R$ 10 milhões e incluem portaria e pátio para caminhões, equipamentos, ruas e avenidas e a construção de um ramal com 1 km de extensão e capacidade de encoste para 60 vagões. "Com o terminal, esperamos eliminar o gargalo da falta de local adequado para a movimentação de contêineres dos clientes e oferecer agilidade e ganhos de escala", afirma Marcello Magistrini Spinelli, gerente geral comercial intermodal do departamento de Logística da CVRD.

          Com a inauguração do terminal, a CVRD deu o pontapé inicial na segunda fase do projeto, que prevê a construção de seis armazéns modulares destinados a clientes de diferentes segmentos: construção civil, produtos siderúrgicos, produtos químicos e bens de consumo, entre outros. Com isso, a Vale espera atrair novos clientes e negócios para o empreendimento, transformando-o numa espécie de condomínio.

"Só poderão ocupar os armazéns as empresas que utilizam para transporte algum dos modais da Vale: a ferrovia ou a cabotagem", ressalta o gerente geral comercial do departamento de Logística, Paulo Fraga. A expectativa é que o parque todo seja ocupado até 2006.

          A forma como os clientes vão operar os armazéns, no entanto, está em aberto: eles podem construir e operar esses depósitos, construir e dar para a Vale operar ou dar para a Vale construir e operar. O início da construção do primeiro armazém está previsto para janeiro de 2005 para um cliente (não revelado) da área de alimentos, higiene e limpeza. Terá 20 mil m2 de área, pé direito de 10 metros e capacidade para 25 mil paletes.

           Para melhorar a oferta de serviços, a capacidade de transporte da ferrovia será quadruplicada. A interligação Paulínia (SP) – Camaçari (BA), feita por trem expresso da FCA (com data e hora previstas para sair e chegar) terá a freqüência aumentada de cinco para sete dias por semana. O número de locomotivas aumentará 40%. "Há muito espaço para crescer", afirma Spinelli. Com o Tercam, o volume de autopeças da Ford transportado por ferrovia de Paulínia para Camaçari – um de seus principais clientes – deve saltar de 30% para 45% neste semestre e atingir 60% do total da montadora em 2005.

         Alem de Camaçari, está prevista a instalação de Centrais Logísticas em Anápolis (GO), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Vitória (ES) e Recife (PE). Hoje, os serviços de Logística para terceiros da CVRD representam cerca de 11% de seu faturamento. Em 2004 a Vale investiu US$ 400 mil em Logística e deve repetir essa cifra em 2005.

 

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