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Caminhão com transmissão automatizada, da Iveco

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Por Redação em 15 de abril de 2011 às 14h58 (atualizado em 19/08/2011 às 14h42)
Após oito meses de testes a Iveco apresenta ao mercado sua mais recente inovação na linha extrapesada. Trata-se do Iveco Stralis 460 NR Eurotronic, veículo equipado com transmissão automatizada – ZF AS-Tronic –, com 16 marchas e que dispensa totalmente o pedal da embreagem. Disponível como equipamento de série no modelo de maior potência da gama Stralis NR (460cv), a nova transmissão amplia em até 7% a economia de combustível quando comparado ao modelo manual. A novidade compõe, ainda, o sistema de freio motor que tem até 985cv de potência de frenagem. Já disponível na rede da marca, o veículo, concebido no Centro de Desenvolvimento de Produto (CDP) da Iveco, em Sete Lagoas (MG), pode ser encontrado nas versões 4x2, 6x2 e 6x4.  Segundo o diretor Comercial, Alcides Cavalcanti, cerca de 40% dos Stralis comercializados este ano pela montadora sairão da fábrica equipados com a transmissão automatizada. “Serão cerca de três mil veículos vendidos com o novo sistema e, assim, esperamos ultrapassar 15% de participação entre os extrapesados em 2011”, diz. O executivo adianta que em três anos a meta é a de que 80% do modelo chegue às estradas com a tecnologia embarcada. Entre algumas características do caminhão, o presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu, ressalta a economia, segurança e o reduzido custo operacional. O diretor de Desenvolvimento de Produto, Renato Mastrobuono, completa dizendo que a concepção do veículo levou em consideração o pedido dos clientes, que desejavam um caminhão mais potente. A aplicação do sistema de transmissão automatizada no Iveco Stralis NR Eurotronic foi precedida de um trabalho de parceria entre a Iveco e a ZF para a sincronização das centrais eletrônicas do motor e da transmissão, fazendo com que o conjunto powertrain trabalhe como se fosse um só, maximizando tanto a eficiência energética quanto o poder de frenagem de ambos. Cavalcanti lembra, ainda, que um dos grandes apelos da transmissão automatizada é que ela eleva e equaliza o nível técnico dos motoristas e, com isso, reduz o consumo médio e o custo de manutenção, além de aumentar a segurança das frotas. Tecnologia embarcada Tecnicamente, a AS-Tronic da ZF é uma caixa automatizada, que funciona por meio da automatização da embreagem, da seleção e do engate de marchas (e não por meio de um conversor de torque), mas oferece ao motorista do Iveco Stralis NR Eurotronic a sensação de estar dirigindo um verdadeiro automático. O acionamento da transmissão se dá por meio de teclas no painel (com a nomenclatura “D”, “N”, “R”). O sistema elimina completamente a necessidade do pedal de embreagem. A gerente de Marketing de Produto, Cristiane Nunes, explica o funcionamento. “Basta apertar a tecla D e acelerar. O câmbio automatizado é inteligente e escolhe a marcha certa para a hora certa, permitindo uma condução mais confortável, econômica e eficiente do caminhão”, garante. A tecla “D” coloca em operação as 16 velocidades à frente e com a tecla “N” aciona-se o ponto morto. Já com a “R” entram as duas marchas à ré. Quando o motorista precisa manobrar em espaços reduzidos, engatar ou desengatar um implemento ou dar ré para entrar numa doca, aperta-se a tecla “D” ou “R” por dois segundos e, assim, aciona-se o modo slow, que troca marchas em ritmo mais lento, evitando acelerações bruscas ou trancos, garantindo a precisão da manobra. O sistema agrega, ainda, uma alavanca sob o lado direito do volante. Com ela, muda-se manualmente as marchas: movimentando-a para frente, faz-se a redução; para trás, avançam-se as marchas. Empurrando-a para baixo, em seis fases sequenciais, acionam-se o freio motor e os vários estágios do intarder (opcional). Por meio de um botão no meio da alavanca multifuncional, aciona-se o piloto automático (Cruise Control). Em outro botão na extremidade da alavanca, controla-se a velocidade do Cruise Control. Além disso, o Iveco Stralis NR Eurotronic possui a opção de dois modos distintos de condução: o modo normal, no qual se equilibram as necessidades de agilidade e consumo, e o modo Economy (identificado no botão no painel pela sigla Eco), que privilegia a economia de combustível. Isso acontece com uma observação de parâmetros como melhor ponto de torque e potência do motor. Porém, se o motorista precisar de maior potência para uma ultrapassagem mais rápida, por exemplo, basta pressionar o pedal do acelerador até o final de seu curso e o veículo passa instantaneamente para o modo normal de condução, voltando posteriormente, e de maneira automática, para o modo Economy.  Outro fator de economia é o Iveco Downhill Control (DHC). Esse sistema baseia-se na troca de informações entre as centrais eletrônicas do motor e da transmissão. O funcionamento é simples. Se o Iveco Stralis NR Eurotronic termina de subir uma elevação de terreno e começa a descer, e o motorista não indica nenhuma intenção de frear seu movimento, o sistema sobe rapidamente para a 16ª marcha e faz o cut off do combustível, para tirar total proveito da aceleração gravitacional. Assim, o caminhão embala, ganha velocidade mais rapidamente, com consumo zero, sempre de forma controlada, pois a transmissão estará sempre engatada. Perspectivas O Iveco Stralis NR Eurotronic chega no momento em que a empresa computa índices de crescimento. Números divulgados por Cavalcanti dão conta que no primeiro trimestre deste ano a montadora comercializou um total de 4.300 veículos, desempenho 73% acima daquele obtido no mesmo período de 2010. “Alcançamos 9% de market share”, diz. Vale lembrar que os números correspondem à venda de todas as famílias de produtos da Iveco. Ao todo, a companhia tem como objetivo comercializar, em 2011, 20 mil unidades, acréscimo de 20% frente 2010. www.iveco.com.br
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