Sexta-feira, 30 de setembro de 2011 - 14h58
Navistar assume controle integral da NC²
Joint-venture global formada em parceria com a Caterpillar segue modelo de negócios já existente nos EUA

A Caterpillar e a Navistar, empresas que, em junho de 2008, formaram uma aliança para criar a NC² Global, anunciaram ontem, dia 29 de setembro, um acordo de reestruturação da fabricante de caminhões, que passará a pertencer 100% à Navistar.

A decisão faz parte da estratégia das empresas para o desenvolvimento, fabricação, comercialização e assistência técnica a caminhões rodoviários e fora-de-estrada no mercado mundial e baseia-se na experiência de sucesso na América do Norte. “Esta próxima fase estabelecerá um modelo de estrutura e de negócios similar ao acordo comercial que já temos com a Navistar para nossos caminhões destinados a serviços pesados fora-de-estrada no mercado norte-americano”, diz George Taylor, diretor do Global On-Highway Truck Group da Caterpillar. “Acreditamos que um modelo de negócios semelhante para os caminhões comerciais nos demais locais do mundo faça todo o sentido para nossos clientes”, completa.

Até então, as empresas detinham, cada uma, 50% de participação na joint-venture, que anunciou sua chegada ao Brasil em outubro do ano passado (leia mais aqui https://www.tecnologistica.com.br/mercado/noticia_4141/). Além do Brasil e da América do Norte, os caminhões da NC², que carregam as marcas International e Cat, estão presente também na Austrália e na África do Sul. Os veículos continuarão a ser distribuídos pelos concessionários da International e da Caterpillar.

“Esse novo relacionamento direciona a organização e vai nos ajudar a ser mais rápidos e eficientes”, acredita Phil Christman, presidente da NC². As duas empresas possuem ainda outras parcerias. A Caterpillar oferece serviços de remanufatura pra a Navistar, além de ser sua principal fornecedora de componentes para motores. Já a Navistar fornece para a Caterpillar motores destinados a algumas aplicações de geração de energia e atividades marítimas.

A NC² pretende revelar, nos próximos meses, detalhes de um acordo realizado entre as duas empresas para o desenvolvimento de um novo caminhão Cat com cabine avançada, que será vendido globalmente.