Quinta-feira, 15 de dezembro de 2011 - 10h03
Jungheinrich recebe certificado de equilíbrio ecológico da TÜV
Fabricante de empilhadeiras reduziu as emissões em seus segmentos de produtos em 25% nos últimos dez anos

A Jungheinrich informa que sua frota de empilhadeiras foi reconhecida pela Technischer Überwachungs-Verein –em português, Associação de Inspeção Técnica – (TÜV) com o Certificado de Equilíbrio Ecológico. O trabalho da entidade consistiu em realizar uma análise sistemática dos efeitos ambientais dos produtos durante seus ciclos de vida – utilização, fabricação e reforma, de acordo com o ISO 14040.

Segundo a Jungheinrich, a companhia é a primeira do segmento a receber um certificado como este e reflete os resultados obtidos. Isso porque, o estudo indicou que a indústria alemã reduziu a emissão de CO² em seus segmentos de produtos tradicionais em mais de 25% nos últimos dez anos.

A maior parte do equilíbrio ecológico das empilhadeiras é examinada pela fase de utilização, que produz mais de 80% do total de emissão de CO² de uma empilhadeira. Uma redução em consumo de energia é refletida no balanço de energia e, portanto, nos custos do usuário. O membro do Conselho de Administração de Engenharia da Jungheinrich, Klaus-Dieter Rosenbach, garante que a empresa já tem hoje empilhadeiras extremamente eficientes em termos energéticos. “Aquele que compra empilhadeiras da Jungheinrich hoje economiza dinheiro amanhã”, ressalta.

A companhia ressalta que um dos motivos para a redução das emissões em seus produtos nos últimos anos é a frequente inovação tecnológica. Entre os diferenciais, destaque para a introdução da tecnologia AC trifásica, utilizada nas empilhadeiras elétricas de alta frequência, e para a aplicação do conceito de recuperação de energia durante a frenagem ou descida dos garfos.

O desenvolvimento de produtos eficientes, econômicos e ecológicos continuou na linha de empilhadeiras a combustão. Controlados eletronicamente, os motores TDI com direção hidrostática tem como meta melhorar o balanço energético. A base para a interação entre o motor e a transmissão é o software de controle próprio da Jungheinrich que mantém sempre a velocidade de rotação do motor a uma taxa de consumo ideal.

A Jungheinrich é fornecedora de serviço de intralogística e soluções com operações de fabricação, que oferece aos seus clientes uma gama completa de empilhadeiras, sistemas de arquivamento, serviços e conselhos. Ações da empresa são negociadas em todas as bolsas de valores alemãs.