Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 - 11h28
Cosan adquire 5,67% do capital da ALL
Efetivação ainda depende de aprovação governamental e de demais acionistas

A produtora de açúcar e etanol Cosan anunciou, no dia 21 de fevereiro, a aquisição de 38.980.117 ações de emissão da América Latina Logística – ALL, pelo valor de R$ 896.542.680. O montante das ações adquiridas pela Cosan corresponde a 5,67% do capital da ALL.

No comunicado, a companhia ressalta que o comprometimento de compra está sujeito a condições suspensivas relacionadas à obtenção de autorizações governamentais para efetivação da aquisição e à concordância dos demais signatários do acordo de acionistas da ALL. O contrato foi celebrado com os acionistas Riccardo Arduini, Julia Dora Koranyi e Global Market Investments, que concordaram em vender partes de suas ações. Entre os órgãos de governo, o acordo tem de passar pela aprovação da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), uma vez que a ALL é uma concessionária de serviço público, e pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que analisará possíveis conflitos de interesse.

A ALL é a maior operadora ferroviária da América Latina, com 21 mil quilômetros de linhas no Brasil e na Argentina, e já presta serviços à Cosan, que é a maior produtora de açúcar e etanol do mundo e vem desenvolvendo ações para atuação na área de infraestrutura logística. A empresa é proprietária da Rumo Logística, que oferece um sistema multimodal para a exportação de açúcar e outros granéis sólidos, levando a carga desde as regiões produtoras até suas instalações no Porto de Santos, utilizando a malha ferroviária da ALL.