Segunda-feira, 9 de abril de 2012 - 12h01
Stam investe R$ 4 milhões em sistema de armazenagem automatizada da Ulma
Solução visa dinamizar as operações da metalúrgica, possibilitando expedir mais de três milhões de produtos por mês

A metalúrgica Stam, fabricante de chaves, fechaduras e cadeados, está investindo R$ 4 milhões na modernização das áreas de armazenagem e de preparação de pedidos de sua planta, localizada em Nova Friburgo (RJ), com a instalação de um sistema automatizado.

O projeto está sendo realizado pela multinacional de origem espanhola Ulma Handling Systems, que colocará o sistema em operação em dezembro de 2012, quando a Stam passará a expedir para todo o Brasil 3,6 milhões de produtos ao mês. Atualmente, a empresa trabalha com 2,5 milhões de unidades.

O objetivo do sistema é incrementar a acuracidade dos estoques, ganhar rastreabilidade dos produtos dentro do armazém e ampliar a eficiência na armazenagem e na movimentação de itens. A ferramenta, conhecida como Miniload, também irá racionalizar o espaço usado para estoque e preparação de pedidos dos atuais 1.140 m² para 280 m², possibilitando à Stam abrigar os mais de cinco mil itens de seu estoque de forma mais eficiente.

Associado ao sistema de estocagem automatizado formado por miniloads, está um sistema de preparação de pedidos com duas formas distintas de operação – a ferramenta Pick to Light – técnica de separação de pedidos que utiliza display para indicar a quantidade de um item a separar por pedido. Outra ferramenta é o Put to Light, sistema de preparação no qual um indicador luminoso avisa em que caixas os itens separados devem ser colocados.

“Todo o projeto segue a premissa de acompanhar o crescimento anual médio de 25% da Stam e, por pelo menos cinco anos, poderemos ampliar os estoques sem aumentar a área de estocagem. O Miniload também vai possibilitar uma queda de 30% do tempo empregado na preparação de pedidos, tornando-os mais eficientes”, destaca Rogério Faria, Diretor da Stam.