Quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 11h44
Atlas investe em tecnologia para gerenciamento de frota
Ferramenta permitirá acompanhamento em tempo real das operações de coleta, transferência e entrega

A Atlas iniciou, neste mês de julho, um projeto em conjunto com a fornecedora de soluções em TI Autotrac com o objetivo de aperfeiçoar a gestão dos veículos responsáveis pelas operações de coleta, transferência e entrega da transportadora utilizando o software Logcenter. A novidade encontra-se em fase de desenvolvimento e o projeto piloto deve ser implantado em filiais da Atlas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Minas Gerais.

As unidades, escolhidas por apresentarem maior movimentação em relação às demais, serão equipadas com telões e computadores que permitirão às equipes multidisciplinares – formadas especialmente para a fase de testes do projeto – acompanhar a utilização do sistema. A ferramenta permite controlar todas as fases do processo logístico nas filiais e nos clientes atendidos por elas, com a geração de relatórios que registram os dados das operações e alimentam automaticamente os indicadores de desempenho.

O sistema Logcenter foi totalmente customizado para atender às necessidades da Atlas. “O software disponibiliza um ambiente web amigável centralizado e orientado aos usuários 24 horas por dia, sete dias por semana. Ele nos possibilitará o gerenciamento de todo o processo logístico e o monitoramento dos níveis de serviços. Com isso, teremos controle total da operação em tempo real”, conta Claudio Tamanaga, gerente da Central Logística da Atlas, localizada na matriz da transportadora, em São Paulo.

O projeto visa aprimorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a produtividade da frota de veículos da Atlas, embasando as tomadas de decisão dos gestores de filiais, que passam a contar com informações atualizadas e direcionadas. “A meta é implantar a tecnologia em todas das filiais. Como o acesso é feito via web, todas as unidades conseguirão se conectar. Faremos isso até o mês de agosto”, revela Tamanaga. “É um trabalho que nos conduzirá ao correto planejamento da atividade de transporte e, consequentemente, resultará no aumento da produtividade”, finaliza o executivo.

A Atlas possui uma frota composta por 1800 veículos que atuam em todo o território nacional por meio de 56 filiais. A empresa prevê, até o final do ano, investimentos de cerca de R$ 12 milhões na renovação da frota e na aquisição de 125 novos caminhões. Outros R$ 20 milhões devem ser investidos na ampliação dos terminais de Salvador, Manaus, Espírito Santo, Cuiabá, Natal, Maceió e Porto Velho.