Quarta-feira, 1 de agosto de 2012 - 13h39
Toniato inaugura CD no interior de São Paulo
Estrutura, localizada na cidade de Paulínia, atua com produtos químicos destinados ao setor agrícola

O Grupo Toniato iniciou, no dia 2 de julho, as operações de seu novo centro de distribuição, localizado na cidade de Paulínia (SP). Com investimentos de R$ 40 milhões, a estrutura está localizada em um terreno de 100.000 m² e possui 30.000 m² de área construída, com capacidade de armazenagem verticalizada de 38 mil posições-palete destinadas a produtos químicos para o setor agrícola, sendo 3.800 em prédios segregados, dedicadas a itens inflamáveis.

O novo CD, desenvolvido e construído pela Construsul Empreendimentos Imobiliários – divisão de engenharia do Grupo Toniato –, atuará com produtos destinados ao interior do Estado de São Paulo. “Buscávamos associar melhor tempo de resposta e proximidade do mercado consumidor a custos mais competitivos para nossos clientes”, revela o presidente do Grupo Toniato, José Marciano, justificando a escolha da cidade de Paulínia. Até então, os produtos eram estocados no CD da companhia localizado em Guarulhos (SP).

“Outro objetivo era desonerar a capital e a Grande São Paulo com o fluxo de cargas ligadas ao setor agrícola, pois notadamente este volume não é consumido em tais localidades”, completa o executivo, destacando os benefícios que a decisão de levar os estoques para mais perto do mercado consumidor acarreta para o tráfego de São Paulo e para o meio ambiente.

A nova estrutura atende a todos os requisitos internacionais impostos para o setor químico e agroquímico, inclusive no sistema de combate a incêndios. As operações são realizadas com sistema de rádio frequência e coletores de dados e códigos de barras que funcionam de forma ininterrupta, contando inclusive com um gerador para eventuais quedas de energia.

“Além disso, destaca-se o layout operacional e o aporte tecnológico completamente integrado”, diz Marciano. Segundo o diretor, os clientes da companhia contam com funcionalidades como o Projeto Radar-GT, que garante a rastreabilidade em toda a cadeia de distribuição – do CD ao campo –, e a Central de Operação Logística, com informações que permitem aos embarcadores visibilidade e gestão por indicadores de toda a operação por meio do portal web do Grupo Toniato. “O investimento em tecnologia da informação é estratégico e permite maior agilidade, assertividade e visibilidade às operações”, analisa.

No CD operam 20 equipamentos de movimentação e atuam mais de 100 profissionais locais. De acordo com Marciano, o número de colaboradores deve passar para 150 ainda em 2012. Ao todo, o Grupo Toniato conta com mais de 1.500 funcionários, que atuam nas empresas Transportes Toniato, Ebamag Soluções Logísticas, Skuassil Transportes e Construsul.

Com a redução de custos proporcionada pela centralização da distribuição de agroquímicos na nova estrutura, a companhia projeta, sem revelar valores, um crescimento de 10% no faturamento para 2012 e de 15% em 2013. De acordo com o diretor-executivo do Grupo Toniato, André Luís Façanha, o CD deve contar com uma ampliação de 40.000 m² em 2015 ou até mesmo antes, dependendo da demanda observada no mercado.