Sexta-feira, 3 de agosto de 2012 - 12h22
Hines investe em novo condomínio logístico na Região Norte
Novo Distribution Park é o segundo empreendimento da companhia localizado em Manaus

A Hines, empresa que desenvolve e gerencia empreendimentos imobiliários, investiu R$ 100 milhões na segunda unidade do Distribution Park Manaus, novo condomínio logístico situado em Manaus. Com lançamento previsto para o mês de setembro, a estrutura contará com uma área total construída de 68.800 m² e 85 docas para serviços de embarque e desembarque.

O empreendimento conta com dois edifícios projetados para receber empresas de logística e da indústria leve do Polo Industrial de Manaus. A Hines informa que parte da estrutura concluída já está ocupada por multinacionais do segmento de eletroeletrônicos. O Galpão 1 conta com 11.813 m² divididos em três módulos para armazenagem, além de 1.260 m² destinados às áreas administrativas. Já o Galpão 2, que apresenta 16 módulos, possui um total de 42.075 m² para armazenagem e 6.120 m² de área administrativa. Todo o complexo apresenta pé-direito de 12 metros e capacidade do piso para 6 t/m².

Ambas as unidades foram preparadas para receber adaptações de acordo com as necessidades do cliente, permitindo que as empresas executem acabamentos demandados por cada ramo de atividade em específico. O Distribution Park Manaus II conta ainda com vestiários, refeitórios, vigilância 24 horas, sistema de combate a incêndios, abastecimento energético de 150 Kva em cada módulo por meio da rede pública de energia, geradores para as áreas comuns, 257 vagas para carros e 123 vagas para carretas.

Quando concluído, o empreendimento terá capacidade para abrigar até 19 empresas e cerca de seis mil trabalhadores operando simultaneamente. De acordo com o diretor de Projetos da Hines, Jeremy Smith, o Distribution Park Manaus II representa duas vantagens em redução de custos operacionais para os empresários. “A primeira é a economia em escala das empresas, que terão toda a parte de administração e manutenção do parque rateada com as demais locadoras do espaço. A segunda é a possibilidade de não investir capital em imóvel, e sim no próprio negócio, o que é mais rentável para as empresas”, analisa.

De acordo com Smith, Manaus e as indústrias do Polo Industrial apresentam uma demanda anual de aproximadamente 90.000 m² de galpões. “O mercado manauara continua interessante para novos investimentos no setor, e a Hines está sempre buscando áreas com características de localização, topografia e preço que permitam construir um novo parque com valores condizentes com o aluguel praticado no mercado”, conta o executivo.

O novo condomínio está localizado no bairro do Tarumã, a 8 km do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e 18 km do Distrito Industrial de Manaus. O Distribution Park Manaus I, inaugurado em maio de 2010, marcou o início das atividades da Hines na Região Norte do Brasil, com investimentos de R$ 170 milhões, e colocou o Estado do Amazonas entre os principais mercados da empresa, ao lado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Os demais Distribution Parks estão localizados em Araucária (PR), Louveira (SP), Guarulhos (SP), Embu das Artes (SP), Rio de Janeiro, Belford Roxo (RJ), Cajamar (SP) e Osasco (SP). A Hines está presente em 106 cidades de 17 países e conta com 1.126 propriedades, que somam 42,6 milhões de m² em edifícios comerciais, áreas industriais e de uso múltiplo, hoteis, projetos de comunidades e desenvolvimento urbano.