Ibovespa
129.210,48 pts
(0,58%)
Dólar comercial
R$ 5,07
(-0,12%)
Dólar turismo
R$ 5,28
(-0,09%)
Euro
R$ 5,45
(-0,23%)

Iveco inicia produção de extrapesado em Sete Lagoas

Stralis Hi-Way foi lançado simultaneamente na Europa e no Brasil; veículo chega em três versões – 440, 480 e 560
Por Redação em 3 de janeiro de 2013 às 11h18

A Iveco iniciou, em dezembro, em sua fábrica de Sete Lagoas (MG), a produção do Stralis Hi-Way. A primeira unidade saiu da linha de montagem no último dia 20 e estará disponível para vendas já no primeiro trimestre deste ano. O novo veículo extrapesado da montadora é o primeiro da companhia a ser lançado simultaneamente na Europa e no Brasil.

De acordo com o presidente da Iveco Latin America, Marco Mazzu, o lançamento é um produto premium. O Stralis Hi-Way chega ao Brasil em três versões – 440, 480 e 560 – e complementa a linha Stralis Ecoline, lançada no último mês de setembro. Entre as principais características do veículo estão a nova cabine com design totalmente renovado, o restyling externo desenhado para melhorar a performance aerodinâmica e, consequentemente, o desempenho e a eficácia do produto, os novos sistemas eletrônicos e o novo motor FPT Cursor 13 de 560 cavalos, que equipará a versão mais completa da nova gama.

Para o diretor da Plataforma de Veículos Pesados da Iveco Latin America, Marcello Motta, toda a tecnologia embarcada no Stralis Hi-Way trará aos clientes uma série de ganhos. Do ponto de vista de economia de combustível, por exemplo, enquanto o Stralis Ecoline já representava uma redução de até 7,5% no consumo de diesel em relação aos veículos da geração anterior, o novo Stralis Hi-Way traz um ganho adicional de 3,1%. Além disso, o caminhão tem custo de manutenção até 5% menor.

Planta

O novo veículo está sendo industrializado no site da Iveco em Sete Lagoas. Com o sistema produtivo regido pelo World Class Manufacturing (WCM), todas as etapas industriais do Stralis Hi-Way, desde os processos de funilaria e pintura das cabines, passando pelo processo de montagem dos chassis, até a montagem final e testes, são controladas.

Segundo o diretor Industrial da fábrica, Maurizio Emo, todas as operações chave do processo são controladas por sistemas à prova de erros, também conhecidos como Error Proofings ou Poka Yokes, que garantem a máxima confiabilidade industrial.

Outro ponto destacado pelo executivo é a produção personalizada de cada caminhão. “Os operadores recebem em seu posto de trabalho apenas o kit necessário para a montagem de cada produto, eliminando assim o excesso de caixas de peças na produção. Assim, o processo fica mais enxuto, seguro e preciso”, garante.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar