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Gefco aposta na Inspeção Pré-Entrega

Realizado em 20 minutos, o serviço possibilita a padronização dos processos e controle de qualidade na fabricação dos veículos
Por Redação em 2 de agosto de 2013 às 12h55 (atualizado em 29/08/2013 às 11h02)

Um ano depois de ter colocado em operação o programa de Inspeção Pré-Entrega (PDI, na sigla em inglês) na unidade de Porto Real (RJ), a Gefco amplia o serviço consideravelmente. Criado para atender à demanda da fábrica da PSA Peugeot Citroën, o serviço agora está disponível para outras montadoras, podendo ser realizado, inclusive, na inspeção de veículos pesados.

No início do projeto, a capacidade de preparação era de 50 carros por dia em apenas dois modelos Citroën – C4 Hatch e C4 Pallas. Hoje, 30% dos veículos da Peugeot destinados ao mercado nacional e 100% da Citroën passam pelo processo de PDI. A meta é a de que até o final deste ano 60% dos carros fabricados pela Peugeot sejam checados, chegando a totalidade em 2014.

O diretor de Operações Logísticas Automotivas da Gefco, André Bortolotto, conta que o PDI é realizado em 20 minutos. O primeiro trabalho é realizar a checagem dos sistemas e softwares. Depois, a parte elétrica é testada e, na sequência, a mecânica. O final do processo, antes da expedição, corresponde à lavagem e à estética (externa e interna). Números da empresa dão conta que, de junho a dezembro de 2012, 26.947 unidades foram inspecionadas.

Cerca de 150 funcionários tem a possibilidade de checar até 520 carros diariamente. O espaço dedicado para o PDI no site da Gefco na cidade fluminense, que tem uma área total de 650 mil m², é de 12 mil m², para o qual foram investidos R$ 1 milhão. E já há planos para a expansão. “Vamos aplicar entre R$ 8 e R$ 10 milhões para a construção de um atelier. Mas esses investimentos serão vinculados à consolidação dos volumes”, afirma Bortolotto. Não há um prazo definido para a destinação dos recursos.

Para o diretor, a preparação dos veículos traz benefícios para a montadora (padronização e controle de qualidade) e para a sua rede de concessionárias – 260 pontos no Brasil –, uma vez que o trabalho realizado pela Gefco possibilita que os veículos cheguem às concessionárias com menos intervenções. Além disso, permite que o concessionário foque apenas na venda do veículo.

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