Sexta-feira, 16 de agosto de 2013 - 16h45
BTP recebe primeiro navio
Atracação de porta-contêiner marca o início parcial das operações da empresa

 A Brasil Terminal Portuário (BTP) recebeu, na última quarta-feira, dia 14, seu primeiro navio porta-contêiner, que marcou o início parcial das operações comerciais da empresa.

Com 233 m de comprimento, 32 m de largura e capacidade para 2.600 TEUs, a embarcação MSC Challenger atracou às 17 horas no terminal multiuso da BTP na região da Alemoa, na margem direita do Porto de Santos (SP), para descarregar 81 TEUs e embarcar outros 220 com destino a portos do Caribe e dos Estados Unidos.

A BTP considera o início das operações como parcial devido ao andamento dos serviços de dragagem do canal de navegação e do acesso aos berços, que permitirão à empresa operar com sua capacidade total e receber navios maiores. A conclusão das obras está prevista para o mês de outubro.

O terminal já está apto a operar com duas escalas semanais. O segundo navio a atracar na BTP foi o MSC Adriatic, que mede 277 m de comprimento, 40 m de largura e possui capacidade para 5.600 TEUs. A embarcação chegou ontem, dia 15, também às 17 horas, e partiu hoje, sexta-feira 16, às 13h15, com destino a portos da China. Entre operações de embarque e desembarque, foram movimentados 535 TEUs.