Terça-feira, 12 de novembro de 2013 - 10h49
Wilson Sons batiza embarcação de apoio marítimo
Alcatraz realizará apoio às atividades de exploração de petróleo e plataformas da Petrobras

A Wilson Sons Ultratug Offshore, empresa do grupo Wilson Sons responsável por embarcações que oferecem apoio para plataformas de exploração e produção de petróleo e gás, batizou no último sábado, dia 9, o platform supply vessel (PSV) Alcatraz.

Os PSVs são embarcações que realizam o transporte de suprimentos e prestam auxílio a unidades marítimas. Afretado à Petrobras para apoiar as atividades de exploração de petróleo, o Alcatraz é o 18º PSV da empresa e foi construído pela Wilson Sons Estaleiros no Guarujá (SP).

Com sistema de carga híbrido, tanto para graneis sólidos quanto líquidos, a embarcação apresenta 4.587 toneladas de porte bruto, 89,5 metros de comprimento, 16 m de boca, calado de 6,2 m e atinge velocidade de 13 nós. O novo PSV é equipado ainda com sistema de posicionamento dinâmico que proporciona maior precisão e traz mais segurança às operações.

Financiado pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM) por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Alcatraz conta com tecnologia e projeto de engenharia da empresa holandesa Damen.