Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014 - 14h06
Tesc recebe cargas de projeto para fábrica da Petrobras
Ao todo, três embarcações já chegaram ao terminal catarinense com a carga, que segue até a obra no Mato Grosso do Sul

O Terminal Portuário de Santa Catarina (Tesc), localizado em São Francisco do Sul, recebeu no último mês de dezembro o terceiro carregamento de peças destinadas à montagem da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras em Três Lagoas (MS).

Foram 3.010 toneladas, que se somaram às 3.071 t desembarcadas em novembro e às 2.049 t que chegaram ao porto em julho do ano passado, no primeiro carregamento. Diariamente, 30 carretas saem do Tesc em direção ao empreendimento, levando peças suficientes para atender às demandas da montagem da fábrica.

“O Tesc é, hoje, um dos terminais mais preparados para receber cargas de projeto. Não temos restrição de janela de atracação e nem de volume, o que torna o terminal atrativo para esse tipo de carga”, explica o gerente Comercial do terminal, Claudio Flores.

A construção da fábrica está a cargo do consórcio UFN3, formado pelas empresas Galvão Engenharia e Sinopec do Brasil. De acordo com a Petrobras, foram investidos US$ 2,5 bilhões no empreendimento.

Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2014, a unidade terá capacidade para produzir 1,2 milhão de t de ureia e comercializará também 70 mil t de amônia excedente por ano. O objetivo é aumentar a produção nacional de ureia, contribuindo para a redução das importações do insumo. Atualmente, o Brasil compra 67% da ureia que consome de outros países.