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DAF apresenta sua fábrica no Paraná e revela novidades

Além de comemorar um ano de produção na unidade de Ponta Grossa, a empresa planeja lançar novos modelos de caminhões
Por Redação em 23 de outubro de 2014 às 11h31

A DAF, empresa holandesa de caminhões e subsidiária da Paccar, abriu, em 21 de outubro, as portas de sua fábrica em Ponta Grossa (PR) para a imprensa. A planta, que celebra um ano de produção, é a primeira da marca fora da Europa. Os próximos passos da empresa no mercado nacional já começaram, com a expansão da rede de concessionárias, ampliação das ações de pós-venda e testes dos próximos lançamentos.

DAF armaz interna

A unidade de Ponta Grossa está situada em um terreno de 2,3 milhões de metros quadrados, com um espaço de 270 mil m² destinado à fábrica. A área é adaptável para futuras expansões, programadas de acordo com os próximos lançamentos e o crescimento das de vendas. A estrutura conta com 6,5 m de pé-direito útil e área de armazenagem de peças de 6.025 m², com cinco docas e 5.040 posições-palete. Atualmente, são produzidas 40 unidades por mês do modelo XF105 (duas por dia), mas a previsão para 2015 é produzir 100 unidades mensais, incluindo um novo modelo.

Todos os processos produtivos estão de acordo com o PPS (Paccar Production System), sistema que garante a qualidade dos produtos. “Em um ano de atividade, conquistamos um dos mais baixos índices de não conformidades do grupo, fruto de um time altamente treinado e integrado na cultura da DAF e, consequentemente, da Paccar”, diz Marco D’Avila, presidente da DAF Brasil.

Atualmente, a unidade brasileira emprega cerca de 190 colaboradores. Selecionada na região de Ponta Grossa, a equipe de produção foi treinada no centro de formação e treinamento da montadora, chamado de DAF Academy. Alguns profissionais receberam capacitação técnica nas plantas da Holanda.

“Este foi um ano de grande aprendizado para a empresa e toda a nossa equipe. Finalizamos um investimento de US$ 320 milhões, que resultou na mais moderna fábrica do grupo, pronta para produzir 10 mil caminhões por ano em dois turnos. Estabelecemos concessionárias em todas as regiões do país, investimos em pós-venda e iniciamos os testes dos próximos lançamentos. E o mais gratificante, nossos clientes aprovaram e reconheceram todas as qualidades do nosso produto”, afirma D’Avila.

Novidades

No evento, a empresa anunciou planos para 2015. Para a linha do XF105, lançada no ano passado, está programada uma nova versão do motor MX, com 510 cv, somando-se aos motores de 410 cv e 460 cv; e a cabine Super Space Cab, que será a maior do mercado, com 2,10 m de altura interna.

Também será lançado o CF85, que já está em testes em transportadoras. O modelo será produzido na planta de Ponta Grossa e terá duas opções de cabine, duas de motorização e duas de configuração de tração. O novo extrapresado contará com índice de nacionalização compatível às exigências do Finame.

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