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Porto da Antuérpia e Figueiredo Ferraz Consultoria assinam carta de intenção

O objetivo é estabelecer projetos de desenvolvimento relacionados à infraestrutura de portos brasileiros
Por Redação em 2 de outubro de 2015 às 10h40 (atualizado em 16/05/2016 às 11h54)

Dando continuidade a um acordo de cooperação entre os governos da Bélgica e Brasil para o desenvolvimento de projetos logísticos em portos, o Porto da Antuérpia, localizado na cidade belga do mesmo nome, assinou, juntamente com a Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto, uma carta de intenção no dia 15 de setembro.

Porto Internacional da Antuérpia
Porto Internacional da Antuérpia

No documento, são descritas como bases do acordo a procura por projetos de desenvolvimento relacionados à infraestrutura de portos brasileiros, nos quais ambos podem cooperar em âmbito técnico; a busca por oportunidades de participação em join-ventures para projetos de desenvolvimento ou gerenciamento de portos; e o apoio na nova Lei dos Portos, em vigor desde 2013, que estabelece novas regras para as concessões e autorizações de portos públicos e terminais privados no Brasil.

Também foi definido que os projetos podem ser realizados tanto por iniciativa privada quanto pública, e as cooperações são não-exclusivas. O documento foi assinado por Kristof Waterschoot, diretor do Porto Internacional da Antuérpia e por João Antônio Del Nero, presidente da Figueiredo Ferraz Consultoria.

Segundo José Wagner Leite Ferreira, consultor da Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto, a assinatura documento é muito significativa para o país. “O que o Brasil precisa no momento são investimentos em logística, principalmente na infraestrutura portuária. A Figueiredo Ferraz existe há 70 anos e já assinou importantíssimos projetos brasileiros, como Museu de Arte de São Paulo (Masp). O que mais temos é expertise”, diz. A consultoria também já atuou em importantes portos como Porto de Santos, Terminal Embraport e Terminal São Raimundo. “Prevejo grandes investidores apostando na logística do nosso país”, conclui.

O Brasil é um importante parceiro comercial da comunidade portuária de Antuérpia. O volume anual movimentado é de 6,5 milhões de toneladas entre o Porto de Antuérpia e o Brasil, distribuídos equitativamente entre importações e exportações. Os principais produtos de importação são agrícolas, caulim, minérios, ferro e aço, e cada vez mais os produtos químicos. A carga que sai de Antuérpia é essencialmente composta por verduras congeladas, fertilizantes, produtos químicos, alimentos, vidro, peças automobilísticas, compressores e componentes para grandes projetos de construção.

Segundo dados divulgados ano passado, a cada mês, são feitas 24 saídas para o Brasil – quatro para cargas gerais convencionais e 20 para contêineres – sendo as principais empresas transportadoras a Hamburg Süd, Maersk e MSC. Todos os serviços regulares de transporte convencional e por contêineres entre a Europa e o Brasil fazem escala no Porto de Antuérpia. Em 2013, o Brasil foi o sexto maior parceiro marítimo do porto belga.

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