Quinta-feira, 26 de novembro de 2015 - 10h23
Tecon Suape incorpora sistema de gestão da SoftExpert
O terminal passou a utilizar soluções para gerir operações de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança

O Terminal de Contêineres do Porto de Suape (Tecon Suape) divulgou recentemente que contratou as soluções da SoftExpert para integrar a sua gestão da qualidade (EQM), meio ambiente, saúde e segurança (EHSM). Segundo a empresa, a medida contribuiu diretamente na redução do número de não conformidades em auditorias externas para zero, aumentou em 39% os registros de ações preventivas e 20% a automatização dos processos da organização.

O terminal adquiriu a solução de EHSM da plataforma SoftExpert Excellence Suite (SE Suite), tendo como foco a utilização dos módulos de Ação, Auditoria, BI, Desempenho, Documento, Formulário, Incidente, Plano de Ação, Problema, Processo, Risco, Workflow e Competência. A ferramenta dispensa o controle de documentos com planilhas externas ou documentos físicos, o que dificultava a manutenção dos registros. Através da medição de indicadores, planejamento e execução de auditorias, monitoramento e análise dos dados através de BI são gerados relatórios gerenciais de forma simples, atendendo às demandas dos clientes.

De acordo com o CFO da Tecon Suape, Roberto Miranda, com o pacote de soluções da SoftExpert - utilizada por cerca de 100 funcionários de todas as áreas –, em um sistema baseado no modelo que cumpre as normas ISO 9001 e 14001, a companhia tem uma gestão mais eficiente de riscos, iniciativas, ações corretivas e preventivas. "O SE Suite é uma importante ferramenta para fortalecer, de forma integrada, as iniciativas da gestão estratégica, da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança. Através do uso sistemático da solução, pretendemos elevar o desempenho em todas as áreas do negócio fundamentado nos princípios da melhoria contínua, gestão preventiva e foco nos resultados", diz.

Com a SE Suite é possível uma melhor visibilidade dos processos, além do aprimoramento e interação no gerenciamento do ciclo de vida dos documentos, desde a criação até o seu arquivamento/descarte. Segundo o terminal, com a condução das ações sendo realizada com a ferramenta, auditorias externas e internas são mais ágeis, otimizando o tempo dos colaboradores e a qualidade nas tomadas de decisões.

A Tecon Suape ainda tem planos para ampliar a parceria e continuar o processo de integração de sistemas. A empresa projeta atender reclamações/sugestões dos clientes com o portal Web, integrar todo o BI com os sistemas da organização, realizar a gestão de incidentes, controle SLA de TI e gerir ações preventivas e corretivas de forma automatizada. Além disso, realizar um trabalho de avaliação de desempenho através do modulo de competência, SE Competence.