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Wine.com.br otimiza operações com projeto da Águia Sistemas

CD expede cerca de 8 mil produtos diariamente para todo o Brasil, com picos de 10 mil
Por Redação em 21 de julho de 2016 às 11h24

O centro de distribuição da Wine.com.br, que atua no e-commerce de vinhos, localizado em Vitória (ES) obteve expressivos ganhos de eficiência em suas operações de intralogística a partir de um projeto desenvolvido pela Águia Sistemas, em funcionamento há nove meses. O CD expede cerca de 8 mil produtos diariamente para todo o Brasil, com picos de até 10 mil, e é utilizado também pela WBeer.com.br, e-commerce que seleciona, indica e entrega cervejas em todo o Brasil.

De acordo com Marlon Montilha, gerente de Logística da Wine.com.br, os maiores desafios enfrentados pela empresa antes do projeto era atender aos pedidos dos clientes de maneira rápida – a meta é separar e entregar o pedido ao cliente em até 72 horas nas capitais brasileiras – dentro da qualidade esperada, mesmo em períodos de alta demanda. Por três anos, a empresa enfrentou problemas que exigiram um novo modelo logístico, com investimentos em gestão, sistemas automatizados de movimentação e armazenagem e mudanças de processos.

O projeto da Águia Sistemas foi concebido com o objetivo principal de criar um layout que permitisse executar todos os processos com eficiência, tendo como foco a satisfação dos consumidores finais com a agilidade na preparação do pedido. O CD foi pensado em duas grandes áreas: a de armazenagem de paletes e a de preparação de pedidos.

A armazenagem recebeu estruturas porta-paletes, drive-in e dinâmicas com capacidade para armazenar mais de 7.500 paletes, de acordo com a operação e o tipo de produto. A separação de pedidos está equipada com um mezanino de 258 m², flow rack e 240 metros de transportadores automáticos e livres.

Valdeci Kossar, supervisor de Negócios em Automação da Águia Sistemas, comenta que a área de separação de pedidos tinha como principal premissa a rapidez, por isso o flow rack foi indicado, pois oferece uma ótima condensação das caixas, tendo em vista a quantidade de SKUs, além de repor rapidamente para o operador os produtos que estão sendo coletados. Os transportadores também se tornam uma peça-chave para alcançar os objetivos, diminuindo o tempo com movimentações de pessoas e materiais no processo de preparação de pedidos.

“Com os transportadores, a caixa que completa a operação de coleta em qualquer local da área de preparação é automaticamente encaminhada para as etapas de conferência e empacotamento: nesse modelo de movimentação automática, a caixa não perde tempo para ser finalizada e deixa a operação mais limpa e suave, já que não haverá acúmulo de pedidos prontos nas linhas de coletas”, explica Kossar.

“Além disso, a Águia inovou ao utilizar uma tecnologia de ponta nos transportadores motorizados com acionamento dos rolos motores de 24 vcc, mais conhecido como motorized drive rollers (MDRs), que oferecem consumo de energia menor que os motores convencionais, além de ocupar menos espaço e realizar o controle do fluxo de caixas de forma mais eficiente”, diz.

“Ganhamos em torno de 10% de produtividade e aumentamos o número de pedidos atendidos dentro do prazo acordado. Estamos amadurecendo a ideia da integração da expedição ao processamento e expedição dos transportadores e de reduzir também o tempo de processamento e carregamento de veículos, impactando diretamente na redução de tempo do atendimento de pedidos”, finaliza Montilha.

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