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DHL consolida operações da Sanofi em CD de Guarulhos

Novo desenho logístico considera o uso de um CD exclusivo com 36 mil m²
Por Redação em 7 de dezembro de 2016 às 11h34 (atualizado às 11h40)

A DHL Supply Chain consolidou as operações logísticas de três divisões da Sanofi, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, em um novo centro de distribuição em Guarulhos (SP). O projeto, concebido pela Sanofi em 2014, abrange os portfólios da Sanofi, Sanofi Pasteur e Medley no Brasil.

Além da operação de um novo CD dedicado, a Sanofi redesenhou as malhas de distribuição para todo o Brasil e para os processos de exportação.  A estrutura receberá investimentos de 200 milhões de euros até 2020 e hoje é um dos maiores CDs da empresa globalmente e o maior operado pela DHL no Brasil na área de saúde.

A cidade de Guarulhos foi o local escolhido dada sua proximidade com as plantas industriais da Sanofi, de grandes centros consumidores e dos principais hubs logísticos do país (Aeroporto de Guarulhos, Porto de Santos e principais estradas).

“O objetivo desse projeto foi simplificar e potencializar as operações de armazenagem e a malha de distribuição da Sanofi no Brasil. Consolidar essas operações em um único CD possibilitou a captura de muitas sinergias e a racionalização de todo o processo”, diz Javier Bilbao, presidente da DHL Supply Chain no Brasil.

De acordo com Rodrigo Alponti, diretor de Supply Chain da Sanofi no Brasil, a unificação permitiu maior eficiência nas entregas dos produtos aos distribuidores e, consequentemente, aos pontos de venda e ao paciente. “Antes desse projeto, a Sanofi e a Medley tinham operações logísticas independentes, mas compartilhavam cerca de 70% dos clientes”, diz. Segundo ele, o projeto se encaixa na estratégia global da empresa de fortalecer a presença nos mercados emergentes.

Com 36 mil m² de área de armazenagem totalmente climatizada e com quase 50 mil posições-palete, o CD de Guarulhos aumentou a capacidade diária de expedição, com destaque para o atendimento dos processos de cadeia fria, garantindo rapidez, qualidade e segurança nas atividades.

Uma boa prática adotada no CD foram os testes operacionais prévios e a análise de riscos envolvidos, o que conferiu mais segurança e solidez a toda a operação. “Produtos de saúde de forma geral são muito delicados. Temos que garantir sua integridade para o consumidor final, mas sem comprometer o custo da operação. Esse foi nosso desafio nesse projeto. No CD de Guarulhos foram aplicadas tecnologias mais modernas e as melhores práticas na distribuição e armazenagem de produtos farmacêuticos, já conquistando bons resultados”, diz Javier.

Segundo dados da Sanofi, a unificação da distribuição dos produtos diminuiu os custos operacionais em 30%. Além disso, a utilização de um software de pedidos, que ajusta e distribui os pedidos em caixas fechadas para seus clientes finais, reduziu em 35% a incidência de avarias nas embalagens.

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