Ibovespa
127.690,62 pts
(0,65%)
Dólar comercial
R$ 4,98
(-0,07%)
Dólar turismo
R$ 5,18
(-0,06%)
Euro
R$ 5,39
(-0,08%)

Canal do Panamá adota sistema de gerenciamento da Quintiq

O software irá planejar, agendar e otimizar todas as operações de trânsito de embarcações através do canal
Por Redação em 28 de março de 2017 às 10h48

A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) escolheu o software da Quintiq, uma das marcas da Dassault Systèmes, empresa que atua no planejamento e na otimização da cadeia de suprimentos, para planejar, agendar e otimizar todas as operações de trânsito de embarcações, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a segurança, a eficiência e a precisão das operações como um todo.

Canal do Panama

“Por mais de um século, o Canal do Panamá tem se orgulhado de seu legado de inovação. Este sistema auxiliará essa herança a ir adiante, nos permitindo aproveitar todo o potencial da tecnologia para oferecer melhores soluções aos nossos clientes enquanto aumentamos gradativamente o gerenciamento do trânsito e nos adaptamos às mudanças do comércio global”, afirma Jorge Quijano, administrador do Canal do Panamá.

A solução da Quintiq vai transformar a forma como o Canal do Panamá planeja e agenda as operações de trânsito. Pela primeira vez, o canal será capaz de executar um plano operacional completamente integrado para todos os seus recursos críticos, incluindo rebocadores, pilotos e operadores de linha. O maior conhecimento das situações e dos dados gera melhores decisões que, por sua vez, ajudam a diminuir os riscos operacionais. Além disso, a Quintiq ajudará a reduzir custos por meio da otimização da forma que o canal planeja e programa seus recursos.

Os clientes do canal também serão beneficiados. A solução da Quintiq impactará nos carregadores que quiserem transitar na via fluvial, diminuindo o tempo de espera dos navios, aumentando o número potencial de slots para navios a cada dia e melhorando a precisão da rota em geral.

A decisão de adotar o sistema se deu após a abertura bem sucedida da expansão no ano passado. O canal experimentou um aumento da carga e do trânsito de maiores navios Neopanamax e já bateu vários recordes de tonelagem. Em determinados momentos, o fluxo na atividade precisou de recursos adicionais para garantir que o alto desempenho e os padrões de segurança fossem mantidos. Uma vez implantada, a nova solução permitirá que o canal gerencie essas demandas e capacidades maiores com a máxima eficiência possível.

”Utilizando uma linguagem avançada de modelagem, seremos capazes de alavancar a matemática e os algoritmos de otimização de trajeto, restrições e programações gráficas para aperfeiçoar o agendamento e a utilização de recursos”, explica Arnoldo Cano, gerente de Programa do Canal do Panamá para os Processos de Renovação e Sistemas Centrais. “A tecnologia é a melhor que existe e estamos animados em trabalhar com nossos parceiros da Quintiq para oferecê-la ao canal e a seus clientes”.

“Estamos honrados por termos sido selecionados pelo ACP como seu sistema de planejamento. Estamos confiantes que a solução da Quintiq ajudará o Canal do Panamá a alcançar maior lucratividade e permitir que ainda mais navios possam transitar por lá nos próximos anos”, afirma Rob van Egmond, CEO da Quintiq. A empresa estará totalmente integrada com as operações do canal ao longo dos próximos dois anos. O módulo responsável pelo gerenciamento do agendamento das embarcações na via está planejado para funcionar até setembro de 2017.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar