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VLI Logística conclui projeto de expansão do Tiplam

Localizado em Santos, empreendimento tem, agora, capacidade para movimentar 14,5 milhões de toneladas por ano de granéis
Por Redação em 29 de março de 2018 às 10h02

A VLI anunciou, na última terça-feira, 27 de março, que concluiu as obras de ampliação do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP). A última etapa das melhorias consistiu na conclusão do berço 4, responsável por incrementar a capacidade de descarga de fertilizantes e enxofre. Além disso, o local recebeu autorização para receber e carregar por completo os navios Panamax, que possuem capacidade para transportar de 60 mil a 70 mil toneladas de grãos.

Com a ampliação, o terminal começa a operar com capacidade máxima de importação e passa também a exportar granéis agrícolas, possibilitando movimentar, ao todo, 14,5 milhões de t por ano, quase seis vezes mais que anteriormente. Desse total, 9,5 milhões de t serão para a exportação de grãos e açúcar e 5 milhões de t para a importação de fertilizantes, enxofre e demais produtos.

De acordo com o gerente geral do Tiplam, Alessandro Gama, o novo berço fecha um ciclo e vem para consolidar a operação. “Iniciamos 2018 com a expectativa de auxiliar ainda mais o agronegócio brasileiro com capacidade e eficiência para escoar a produção e internar fertilizantes”, diz.

A conclusão do berço 4 faz parte das obras de expansão do terminal, iniciada em 2013, que demandou R$ 2,7 bilhões em investimentos. Antes da ampliação, o terminal contava com um berço de atracação, um pátio para armazenamento de enxofre, um armazém para fertilizantes, além de um tanque de amônia, totalizando 140 mil t de capacidade de armazenagem.

Durante a ampliação, foram construídos um novo pátio com capacidade para 66 mil t e cinco armazéns – dois para grãos (83 mil t cada), um para açúcar (114 mil t), um terceiro que pode abrigar tanto açúcar quanto grãos (114 mil t ou 83 mil t) e outro para fertilizantes (60 mil t). Com isso, o Tiplam alcança a capacidade total de armazenagem de 640 mil t. Também foram implementados mais três berços, sendo um para embarque de açúcar, um para embarque de grãos e um para descarga de fertilizantes. Além disso, 11 quilômetros de linha férrea foram construídos dentro do terminal, formando uma pera ferroviária.

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